Politicando

Politicando

Politicando

Lançar Collor ao Governo pode fazer parte de acordo de bastidores entre Calheiros e Lira

Caminho ficaria livre para Renan Filho ao Senado e Arthur Lira teria vaga no TC

28/07/2021 18h06
Lançar Collor ao Governo pode fazer parte de acordo de bastidores entre Calheiros e Lira

Bolsonarista de carteirinha, o senador Fernando Collor (PROS) está ficando cada vez mais próximo do presidente da Câmara federal, Arthur Lira (Progressistas). Não por vontade própria, mas por necessidade. O ex-presidente da República precisa agradar de todas as formas os aliados de Jair Bolsonaro (sem partido) para tentar garantir a reeleição ao Senado em 2022.

O primeiro passo deverá ser a filiação de Collor ao Progressistas. Com isso, Lira passa a ser o “dono do passe” do senador e terá poder de decisão sobre seu futuro político para as eleições do próximo ano.

Embora Fernando Collor já tenha garantido ser candidato à reeleição, Arthur Lira poderá mudar os planos e tentar emplacar o senador como candidato ao governo de Alagoas. Se filiado ao Progressistas, o dono das Organizações Arnon de Mello (OAM) terá duas opções: fica fora do pleito ou disputa o cargo que Lira mandar.

Colocando Collor como candidato ao Governo, o caminho fica livre para que Renan Filho (MDB) possa disputar o Senado sem ter que fazer muito esforço. Em troca, Arthur Lira teria um governador-tampão para chamar de seu por seis meses e uma vaga no Tribunal de Contas de Alagoas (TC/AL) para indicar algum de seus pupilos.

Nessa hipótese, a paz reinaria entre Liras e Calheiros – mesmo sendo nos bastidores. O risco maior seria para Collor que, caso não saia vitorioso, teria encerrada sua carreira política. Talvez, a candidatura ao Senado seja o último suspiro político do ex-presidente da República.

Vale destacar que, até o momento, Renan Filho não conseguiu definir um nome para disputar a sua sucessão.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos