Politicando
Lançar Collor ao Governo pode fazer parte de acordo de bastidores entre Calheiros e Lira
Caminho ficaria livre para Renan Filho ao Senado e Arthur Lira teria vaga no TC

Bolsonarista de carteirinha, o senador Fernando Collor (PROS) está ficando cada vez mais próximo do presidente da Câmara federal, Arthur Lira (Progressistas). Não por vontade própria, mas por necessidade. O ex-presidente da República precisa agradar de todas as formas os aliados de Jair Bolsonaro (sem partido) para tentar garantir a reeleição ao Senado em 2022.
O primeiro passo deverá ser a filiação de Collor ao Progressistas. Com isso, Lira passa a ser o “dono do passe” do senador e terá poder de decisão sobre seu futuro político para as eleições do próximo ano.
Embora Fernando Collor já tenha garantido ser candidato à reeleição, Arthur Lira poderá mudar os planos e tentar emplacar o senador como candidato ao governo de Alagoas. Se filiado ao Progressistas, o dono das Organizações Arnon de Mello (OAM) terá duas opções: fica fora do pleito ou disputa o cargo que Lira mandar.
Colocando Collor como candidato ao Governo, o caminho fica livre para que Renan Filho (MDB) possa disputar o Senado sem ter que fazer muito esforço. Em troca, Arthur Lira teria um governador-tampão para chamar de seu por seis meses e uma vaga no Tribunal de Contas de Alagoas (TC/AL) para indicar algum de seus pupilos.
Nessa hipótese, a paz reinaria entre Liras e Calheiros – mesmo sendo nos bastidores. O risco maior seria para Collor que, caso não saia vitorioso, teria encerrada sua carreira política. Talvez, a candidatura ao Senado seja o último suspiro político do ex-presidente da República.
Vale destacar que, até o momento, Renan Filho não conseguiu definir um nome para disputar a sua sucessão.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Juizados da Mulher da Capital e de Arapiraca analisam 256 processos de violência doméstica

Motociclista fica gravemente ferido após colidir contra poste na Mangabeiras

Unidade do Hemocentro de Arapiraca tem nova gerente

Mãe denuncia negligência médica após perder bebê em hospital de Maceió

Delmiro Gouveia recebe projeto “Pianusco - Som das Águas” neste sábado
