Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

O período pré-campanha eleitoral

15/10/2021 20h08 - Atualizado em 15/10/2021 20h08


Para dar início a qualquer projeto, seja profissional, seja pessoal, é necessário traçar objetivos e ações. O primeiro passo é se reunir com familiares e ouvir a opinião de pessoas que tenham ideias semelhantes as suas. Por meio de reuniões familiares constrói-se a base do crescimento de um projeto político.

Na verdade, a política tem início quando o pretenso candidato e sua família veem, juntos, essa possibilidade da candidatura. O apoio dos familiares é essencial para impulsionar a campanha, bem como para incentivar o candidato no decorrer da corrida eleitoral.

O candidato precisa saber, primeiramente, o motivo principal porque o eleitorado votaria nele. Algumas perguntas são essenciais para se obter essa resposta: Por quais motivos os eleitores votariam em mim? O que posso oferecer a sociedade? Sou um bom candidato? Mereço a confiança dos eleitores? O que me diferencia dos meus concorrentes?  Depois disso, é preciso analisar vontades e riscos, perigo e ameaças, bem como forças e fraquezas, suas limitações, suas deficiências e suas virtudes em uma possível disputa política.

Para sua segurança e sua defesa, o candidato precisa fazer uma minuciosa reflexão sobre seus erros, seus vícios e suas qualidades e também sobre seu passado; se este o reprova ou não ante a sociedade. Boatos, vídeos e notícias ruins se espalham muito rapidamente pelas redes sociais e pela mídia como um todo. As informações políticas podem tanto beneficiar quanto prejudicar os postulantes a cargos eletivos.

Finalmente, para realizar uma campanha eleitoral com sucesso, quer seja majoritária ou proporcional, o candidato terá que montar uma equipe composta de pessoas de sua confiança e que saibam coordenar e conduzir uma campanha eleitoral para poder iniciar o planejamento e organização de uma pré-candidatura. Essa equipe deve fazer um levantamento dos adversários para saber da potencialidade e possibilidade de voto de cada um, por região e por localidade. Também é importante conhecer autoridades locais, líderes de bairros, religiosos, líderes de associações, formadores de opinião, enfim, pessoas que realizam trabalhos em prol da comunidade.

Existem algumas qualidades que são indispensáveis a um bom político, entre elas: humildade para perceber que ninguém faz nada sozinho, que ninguém é forte sozinho; honestidade, para que possa trabalhar de forma eficaz, no coletivo; energia e concentração, uma vez que o trabalho é demorado e exige grande esforço pessoal; é essencial focar no bom desempenho, e não em ganhos pessoais; habilidade de comunicação, para interagir com todos os tipos de pessoas e em qualquer lugar, sem distinção. Como ninguém é o dono da verdade, é importante ouvir a opinião dos outros, pois as diferentes experiências podem ajudá-lo a repensar a dele

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos