Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

A política de alianças; as estratégias para as eleições de 2022

24/11/2021 21h09 - Atualizado em 24/11/2021 21h09
A política de alianças; as estratégias para as eleições de 2022

O resultado das eleições tanto para o Governo do Estado quanto para o Senado Federal passa, necessariamente, pelos grupos dominantes recém-surgidos em Alagoas. Nestes, podemos incluir o governador Renan Filho, o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira, o prefeito de Maceió João Henrique Caldas, o senador Rodrigo Cunha e o presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Victor. Os senadores Renan Calheiros, Fernando Collor de Mello e o vice-prefeito de Maceió Ronaldo Lessa também atuarão como atores principais no cenário político que se avizinha.

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, tem sua administração bem avaliada pela opinião pública, por isso, é um dos favoritos  a vencer as eleições  para o Governo do Estado.  Em relação a Rodrigo Cunha, esse, precisa dá maior visibilidade as suas ações no Senado, principalmente aquelas que beneficiem a população. Pesquisas eleitorais recentes dão vantagem ao senador na disputa ao Palácio Floriano Peixoto. Cunha é um nome com bastante densidade eleitoral e que, certamente, estará no páreo com chances reais para conquistar o Governo de Alagoas.

Renan Filho faz um governo bem avaliado, mas ainda não definiu – pelo menos publicamente -, quem, vai apoiar para a sua sucessão. É fato que seu governo possui boa aceitação de parte dos alagoanos, mas, apesar disso, o govenador sabe que terá uma parada difícil para tentar emplacar seu sucessor, bem como, não terá vida fácil na disputa - possivelmente contra Collor de Mello - na única vaga para o Senado Federal.

Apesar de essas lideranças possuírem bom potencial político, é preciso, mas que nunca, fazer a política de alianças e, aquele que conseguir atrair para si o apoio de grande parte das lideranças, sairá na frente, tanto para o Governo do Estado quanto para o Senado, até porque ninguém é forte sozinho.

Se a política de alianças já é imprescindível, agora mais que nunca, ela será essencial, fundamental para que esses grupos políticos possam alcançar o sucesso nas urnas. Aquele que tiver as melhores estratégias, compor com inteligência, usar com sabedoria e desenvoltura o tempo de TV, mostrar o diferencial, sem dúvidas, terá maiores chances de vitória.

Aquele que estiver bem avaliado e em sintonia com o eleitor, sem dúvidas, terá maiores chances e possiblidades de conquistar a vitória.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos