Blog do Roberto Ventura
Voto obrigatório versus voto facultativo

Foi no governo de Getúlio Vargas, através da Constituição de 1834, que o voto obrigatório passou a ser instituído no Brasil. Hoje, o voto já não é obrigatório na maioria dos países. Além do Brasil, existem mais 20 países onde existe a obrigatoriedade o voto.
Quais as consequências da obrigatoriedade do voto? O voto obrigatório não faz bem a democracia porque, quando se é obrigado a votar, aquele voto que o eleitor deposita na urna estará representando toda a população e isso poderá trazer sérios prejuízos a democracia e, consequentemente, para a sociedade.
A título de experiência, o voto obrigatório poderia ser testado e avaliado nas eleições municipais. Poderia tornar o voto obrigatório num município e facultativo nos demais, ou torna-lo facultativo nos municípios e obrigatório na esfera federal. Tudo isso passa necessariamente por grandes estudos, debates e discussões.
No voto facultativo aqueles que têm consciência política, aqueles que sabem que o seu voto é indispensável para a democracia participam da eleição. Por outro lado, onde o voto é facultativo, ou seja, onde não é obrigatório, dificilmente a quantidade de eleitores que comparece as urnas chega a 50% ou ultrapassa aos 50%.
É evidente que, com a não obrigatoriedade do voto, muitos eleitores deixam de comparecer às urnas porque votar é incômodo, enfrenta-se fila, é preciso se deslocar para chegar a sessão eleitoral, tudo isso é desconfortável, - salvo nas pequenas cidades -, mas num país de grandes dimensões como o Brasil as dificuldades de locomoção para votar são imensas, principalmente nas áreas rurais, porque as distâncias são grandes, há dificuldades de transportes, entretanto, isso acontece também com o voto obrigatório.
No voto facultativo o eleitor vota de acordo com a sua vontade; ele decide se quer votar ou não, não existe nenhum tipo de punição para o eleitor que não comparecer às urnas para votar, diferentemente do voto obrigatório.
É necessário também que a Justiça Eleitoral possa oferecer melhores condições para os eleitores, maior comodidade, mais facilidade para que ele possa comparecer às urnas e exercer seu direito de cidadão.
Um detalhe importante e que vale a pena destacar é que, quando o eleitor anula o voto, não comparece as urnas ou vota em branco, ele está causando um desserviço e um prejuízo para a democracia. Anular o voto, votar em branco, deixar de comparecer às urnas, tudo isso representa um mal para a democracia.
Portanto, é preciso haja um trabalho de conscientização, para que aos poucos nós passemos do voto obrigatório para o voto facultativo, mas isso tem que ser feito paulatinamente, progressivamente.
Sobre o blog
Roberto Ventura: Bel. em Ciências Sociais ( Cientista Político), Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional
Arquivos
Últimas notícias

Jovem de 27 anos é assassinado a tiros em Lagoa da Canoa

Carro explode durante abastecimento em posto de gasolina no Centro do Rio de Janeiro

Com único voto contrário, de Cabo Bebeto, Assembleia aprova aumento das custas judiciais em AL

Renan Filho defende corte de R$ 800 bilhões em gastos tributários

Duas pessoas ficam feridas em queda de moto na AL-220, em Arapiraca
