7Geek

7Geek

7Geek

Elas são poderosas, criativas, geniais e mandam no cinema e televisão

08/03/2022 08h08
Elas são poderosas, criativas, geniais e mandam no cinema e televisão

As mulheres sempre estamparam as capas de discos, filmes e programas de televisão. O que as pessoas esquecem são os espaços preenchidos por elas nos bastidores. Ainda predominantemente masculino, elas quebram tabus, trazem criatividade e um nova ar para a música, cinema e televisão. Conheça algumas delas:

Anna Muylaert

Cineasta, escritora, diretora de televisão e roteirista brasileira, Anna Muyleart está por trás de alguns dos filmes de renome do cinema brasileiro. Quem já assistiu ao filme “Que Horas Ela Volta?” sabe do que eu estou falando. A diretora aproxima o cinema de muitas realidades ocultas do Brasil através de uma abordagem intimista.

Ava Duvernay

Não incluí-la nessa categoria ao lado de tantas mulheres que também dirigem filmes, seria impróprio. DuVernay é uma roteirista essencial para a compreensão de questões raciais. Se Prince-Bythewood discute o assunto em seus filmes de maneira leve e comedida, ela mete o dedo na ferida. Não a toa que foi a primeira mulher negra a ser indicada ao  Oscar por “Selma”, longa que também escreveu, mas não reivindicou crédito pelo roteiro. Seus trabalhos são indispensáveis para discutir o racismo estrutural.

Shonda Rhimes

Shonda Lynn Rhimes mais conhecida como Shonda Rhimes, é uma roteirista, cineasta e produtora de televisão norte-americana e criadora da produtora Shondaland.
Rhimes foi responsável pelo roteiro de diversos filmes, entre eles Introducing Dorothy Dandridge, Crossroads e The Princess Diaries 2: Royal Engagement.

Regina King

Se você ficou impressionado(a) com a atuação de King na minissérie Watchmen, saiba que a artista também é uma ótima diretora. Ela começou a dirigir episódios de séries em 2013, passando por Scandal e This is Us. E, agora, em 2021, é uma diretora cotada ao Oscar por seu trabalho atrás das câmeras em One Night in Miami. A intensa discussão sobre racismo, luta por direitos iguais, o papel de cada um deles enquanto homens negros e até mesmo a imagem controversa de Malcolm X permeiam a narrativa.

Amora Mautner

Amora Mautner é diretora de TV. Iniciou a carreira como atriz na juventude, atuando em Vamp (1991), na Globo. Ainda na década de 1990, seguiu nas novelas, mas por trás das câmeras. Em seu currículo, constam sucessos como Cordel Encantado (2011), Avenida Brasil (2012) e A Dona do Pedaço (2019).

Sobre o blog

Multiverso para falar sobre cinema, música, televisão, séries, games, livros. Várias Terras Geek em um único lugar. Seja-bem vindo!

Arquivos