Fundação Palmares aciona Defensoria e reabre debate sobre possível mudança no nome da Av. Fernandes Lima
Documento é assinado pelo presidente da Fundação Palmares, João Jorge Santos Rodrigues
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) recebeu, na segunda-feira (23), um ofício encaminhado pela Fundação Cultural Palmares solicitando a atuação da instituição no debate sobre a possível alteração do nome da Avenida Fernandes Lima, uma das principais vias comerciais de Maceió.
O documento é assinado pelo presidente da Fundação Palmares, João Jorge Santos Rodrigues, e manifesta apoio à proposta apresentada por representantes do movimento negro alagoano e por povos de terreiro. O grupo defende que a atual denominação da avenida não estaria alinhada aos princípios de valorização da memória negra e da liberdade religiosa.
Como alternativa, foi sugerida a mudança do nome para Avenida Tia Marcelina, em homenagem a uma liderança religiosa histórica reconhecida em Alagoas.
Segundo a Defensoria Pública, o tema já vinha sendo acompanhado pela instituição, que realizou recentemente uma audiência pública com o objetivo de garantir espaço de diálogo entre diferentes setores da sociedade. O ofício enviado pela Fundação Palmares passa agora a integrar oficialmente o processo de análise em andamento.
A DPE/AL esclareceu, por meio de nota, que sua atuação está restrita à avaliação jurídica e à mediação institucional do debate. A eventual decisão sobre alteração do nome da via pública cabe exclusivamente ao Poder Legislativo ou ao Poder Executivo municipal.
Ainda conforme a instituição, o acompanhamento do caso ocorre dentro da missão constitucional de defesa dos direitos coletivos e promoção da cidadania, buscando assegurar participação plural, transparência e equilíbrio nas discussões envolvendo o tema, considerado de relevância histórica e social para a capital alagoana.
Últimas notícias
Briga de casal termina com homem ferido a faca no Centro de Japaratinga
Homem é preso após assaltar farmácia na AL-101 Norte, em Maragogi
Homem é denunciado por ameaçar ex-companheira e filha em Maragogi
Homem é preso após invadir casa da ex-companheira e ameaçá-la em Maragogi
Mãe de Peterson Ykaro pede justiça durante protesto: “Meu filho amava ele”
Homem é flagrado com maconha durante abordagem policial em Estrela de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
