Politicando
Após tentar anular eleição, Gustavo Feijó fica de fora da nova diretoria da CBF
Ednaldo Rodrigues é eleito presidente
O ex-prefeito de Boca da Mata e vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Gustavo Feijó não conseguiu apoio para montar uma chapa para disputar a presidência da entidade. O cartola chegou a ingressar na Justiça de Alagoas para tentar impedir a realização da eleição nesta quarta-feira (23), mas a tentativa de boicote não teve êxito.
Quem comandará o futebol brasileiro pelos próximos quatro anos será Ednaldo Rodrigues, 68 anos, que foi eleito em chapa única e fazia oposição ao grupo que comandava a entidade e tinha Gustavo Feijó como um dos mandatários.
Uma decisão do juiz Henrique Gomes de Barros Teixeira, da 1ª Vara Cível de Maceió, suspendeu a eleição. No entanto, a Comissão Eleitoral argumentou que não foi notificada da decisão da Justiça alagoana e por isso manteve a realização do pleito.
Das 27 federações, apenas a alagoana não compareceu (totalizando 78 votos). Foram ainda 40 votos dos 20 clubes da Série A (peso 2) e outros 19 da Série B (peso 1) - somente a Ponte Preta não votou por conta de uma irregularidade na procuração.Ednaldo Rodrigues recebeu 137 dos 141 votos possíveis.
Romário criticou duramente Feijó
O senador Romário chegou a usar as redes sociais por diversas vezes para criticar duramente uma possível eleição de Gustavo Feijó, que é ligado ao grupo do ex-presidente da CBF, Marco Polo Del Nero. O parlamentar ameaçou propor a criação de uma CPI para investigar a Instituição. “Já publiquei q se trata de um sujeito cheio de escândalos e afirmei que, se ele ou qualquer outro cartola viciado em poder, como Del Nero ou Ricardo Teixeira, se candidatar à CBF, vou trabalhar para criar uma nova CPI, agora, especificamente, sobre a CBF”, disparou.
Romário também questionou o suposto envolvimento do ex-prefeito de Boca da Mata em atos de corrupção, como enriquecimento ilícito. “O cara tem uma porrada de ação pública, particular e política, de várias coisas que... porra! Que ele enriqueceu ilicitamente, e aí estão fazendo um movimento para o cara ser o presidente da CBF. Então, não dá, né?!”, criticou à época.
Sobre o blog
Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026
Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.
Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.
Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.
A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.
A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.
Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.
Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.
Arquivos
Últimas notícias
Governo marca leilão de aeronave inservível para otimizar gestão do patrimônio público
Cresce uso de carretinhas para motos em Alagoas; veja regras e exigências
MPAL convoca audiência pública para discutir rede de fortalecimento à Mulher na Região Norte
Maior pacote de concursos públicos de AL já conta com 1.396 vagas em oito órgãos
Corpo encontrado na Praia da Avenida pode ser de homem desaparecido em Marechal Deodoro
