Politicando
Condenado pela Justiça, Jairzinho Lira pode ficar impedido de disputar reeleição
Deputado é acusado de desviar dinheiro da merenda escolar quando era prefeito de Lagoa da Canoa

O deputado estadual Jairzinho Lira (PSD) poderá ficar impedido de disputar as eleições deste ano. O Tribunal de Contas da União (TCU) manteve a condenação de um processo de quando o parlamentar era prefeito do município de Lagoa da Canoa, sob a acusação de fraude em processos licitatórios e desvio de recursos da merenda escolar oriundos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Com a manutenção da condenação, Lira deverá ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa e poderá ter o pedido de candidatura rejeitado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com relatório do TCU, o então prefeito não conseguiu comprovar a devida utilização dos recursos federais durante o seu segundo mandato entre os anos de 2009 a 2012.
O julgamento do caso ocorreu em 24 de junho de 2020, e voltou ao Pleno em 23 de março deste ano para a apreciação dos recursos apresentados pela defesa do réu. O ministro Bruno Dantas, relator do processo, descartou a argumentação de Jairzinho Lira e manteve a antiga decisão do colegiado. Segundo o TCU, o valor desviado dos recursos do PNAE foi R$ 45.440,55. Com correção, o valor atualizado estaria em torno de R$ 125 mil. O ex-prefeito nega sua participação em qualquer ato de ilegalidade.
Vale destacar que Jairzinho Lira poderá ter seu nome apresentado em convenção partidária, poderá fazer campanha política – caso decida disputar a reeleição – até que a Justiça Eleitoral defira ou indefira o seu pedido de registro de candidatura.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

CSA empata com o Confiança na partida deste sábado (24) no Rei Péle

Padre José da Paróquia São Luiz Gonzaga em Arapiraca é localizado

Olhar da Gente: Hospital da Cidade realiza mutirão de cirurgias de catarata

Academia CAFC realiza workshop de capacitação em Primeiros Socorros, em Arapiraca

Câmera de videomonitoramento da SSP registra exato momento de desabamento de galpão no Jaraguá
