Politicando
PSB tenta barrar eleição para governador tampão através de ação judicial
Partido de JHC ingressou com uma Ação Ordinária Anulatória no TJ/AL
“Suspender todos os efeitos do edital de convocação das eleições indiretas para o preenchimento dos cargos de governador e vice-governador do Estado de Alagoas expedido pelo Presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas”. Este foi o pedido que a Executiva estadual do PSB fez ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), nesta quarta-feira (27), através de uma Ação Ordinária Anulatória.
A tentativa de barrar a eleição indireta para a escolha do governador tampão e do vice, marcada para o dia 02 de maio na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), é justificada, segundo a ação impetrada, por possível inconstitucionalidade do art. 4º da Lei Estadual nº 8.576/2022. De acordo com os advogados que ingressaram com a ação, o edital expedido pela presidência do Poder Legislativo estadual carece de anulação.
Os dois pontos considerados inconstitucionais já vinham sendo discutidos nos bastidores: voto separado para escolher o governador e o vice-governador e a votação aberta. “Em que pese o Supremo Tribunal Federal já ter se posicionado a respeito do tema em alguns precedentes, em especial na ADI nº 1.057-3, adotando como regra a votação aberta, é possível interpretar que também é inviável o reconhecimento da inconstitucionalidade”, diz um trecho da petição.
Há, ainda, um pedido de urgência para que a Corte aprecie com “máxima urgência” a ação ingressada pelo PSB.
Vale destacar que o partido que ingressou com o pedido de anulação da eleição indireta é presidido em Alagoas pelo prefeito de Maceió, JHC, adversário político do grupo que possui maioria na ALE para a escolha do novo governador.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Alfredo Gaspar garante R$ 816,4 mil em investimentos para a região Norte de Alagoas
Com mais de 1.400 romeiros, São Sebastião realiza grande romaria em Juazeiro do Norte
Idoso atropelado em Maragogi aguarda cirurgia após material hospitalar acabar, diz família
Mulher é presa após agredir policial e causar confusão em via pública no Benedito Bentes
Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife
