Politicando

Politicando

Politicando

Grupo de oposição tenta forçar afastamento de prefeita de Atalaia

Prefeita é acusada de ilegalidades no Fundeb; ela atribui acusações a “suposições e factóides de véspera de eleição”

16/10/2023 17h05
Grupo de oposição tenta forçar afastamento de prefeita de Atalaia

Alguns vereadores de Atalaia estão dispostos a votar, a toque de caixa, um processo de impeachment contra a prefeita da cidade, Cecília Herrmann (MDB). Um grupo de quatro deles pretende realizar o pedido na sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta terça-feira (17).

De acordo com juristas consultados pelo Blog, seria necessário, antes do pedido de afastamento da gestora, a abertura de um processo de impeachment com direito de defesa e contraditório, além da formação de uma comissão específica para o tema e prazos definidos - nada disso foi apresentado.

Nas redes sociais, chegou-se a especular que seis vereadores assinaram um pedido de impedimento da prefeita, mas fontes na cidade confirmaram que nenhum documento chegou à Câmara de Vereadores para ser votado.

As informações também dão conta que, dos seis parlamentares que haviam se manifestado a favor do afastamento da prefeita, apenas quatro de fato estão na oposição a Cecília: Maurício Tenório, Marcos Rebollo, Fernando Vigário e Anderson Medeiros - número insuficiente para o ato de afastamento.

A decisão sobre a inclusão do debate sobre o impeachment na pauta da câmara é de responsabilidade do presidente da casa, vereador Cicinho Melo (PSC). Ele é um dos parlamentares da base de apoio da prefeita, e no último feriado do dia das crianças esteve em um evento com Cecília em uma de suas bases eleitorais.

O grupo de vereadores da oposição acusa Cecília Herrmann de práticas ilegais na condução do programa de transporte escolar, no fim do ano de 2022, e também na correta destinação de recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb.

Em contrato com o Blog, a gestora desmentiu as acusações, e atribuiu à guerra política a versão dos fatos narrada pelos vereadores. “Pelo que sei, não existe CPI até o momento, muito menos nada que leve a afastamento. Não vamos tratar de suposições e factóides de véspera de eleição, Atalaia vê mudança todos os dias acontecendo. Motivo de CPI existiu, no passado”, afirmou via assessoria.

A discussão sobre um suposto afastamento de Cecília interessa principalmente à sua vice-prefeita, Camyla Brasil. Vice e titular romperam relações políticas desde 2022, e Camyla é hoje uma das principais opositoras da prefeita. Em caso de afastamento, a vice assume o mandato.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos