Politicando
Em artigo, secretária da fazenda afirma que acordo da Braskem com prefeitura deve ser revisto, e que estado perdeu R$ 30 bi só em 2022
Renata dos Santos escreveu para a Folha

Em um minucioso texto publicado nesta quarta-feira (20) na edição virtual do jornal Folha de São Paulo, a Secretária de Fazenda de Alagoas, Renata dos Santos, pediu que o acordo da mineradora Braskem com a prefeitura de Maceió, fechado em 2022, seja revisto pela justiça.
Renata disse ainda que o crime ambiental promovido pela multinacional freou um processo de redução das desigualdades sociais que vinha sendo desenvolvido de forma sustentável no estado há vários anos.
Falando em números, a gestora afirmou que só até 2022, Alagoas perdeu 30 bilhões de reais em impostos e outros recursos que deixaram de entrar nos cofres estaduais - um indicativo de que esta deve ser a cifra perseguida pelo estado nos tribunais para haver alguma possibilidade de acordo com a empresa.
Segundo ela, são mais de 70 mil maceioenses afetados diretamente pelo problema. “Cinco bairros e cerca de 62 mil pessoas foram diretamente afetados desde 2018. As populações dos Flexais, Vila Saem, Marquês de Abrantes e Bom Parto estão isoladas.Especificamente nesses bairros, são mais de quase 10 mil pessoas em tais condições”.
A secretária relatou ainda os problemas de ordem ambiental originados a partir da tragédia, como o fechamento de uma adutora da Casal que beneficia 400 mil maceioenses, além da “salinização da água, que trará consequências para o ecossistema que tem mangues e é fonte de subsistência de quem vive à beira da lagoa”.
Renata tem aparecido com mais força nesta discussão desde o início do colapso da mina 18, no final do mês de novembro. A gestora tem ressaltado que o estado também tem um passivo a ser resolvido com a mineradora, que até agora fechou somente um contestado acordo com o município de Maceió.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Dona de funerária levava corpos de bebês para "dar amor" em casa

Eduardo Bolsonaro pede a Motta para exercer mandato como deputado de fora do Brasil

Polícia Civil investiga desaparecimento de idoso em Cajueiro

Homem vasculha 18 toneladas de lixo para recuperar anéis de diamante da esposa

Farmácia do crime: quadrilha fazia promoção de venda ilegal de Ozempic na internet em Alagoas
