Politicando

Politicando

Politicando

Renan Filho corre risco de sair do Ministério dos Transportes com o andamento da CPI da Braskem no Senado

Informações de bastidores dizem que o envolvimento de Renan com a mineradora pode fazer com que o senador perca o Ministério

07/02/2024 11h11 - Atualizado em 07/02/2024 12h12
Renan Filho corre risco de sair do Ministério dos Transportes com o andamento da CPI da Braskem no Senado

Uma das primeiras consequências do início da CPI da Braskem no Senado Federal pode ser a queda do ministro dos Transportes, Renan Filho. As informações de bastidores dizem que o envolvimento de Filho com a mineradora enquanto governou Alagoas pode pesar contra o ministro.

Renan Filho governou Alagoas por oito anos e teve como um de seus doadores de campanha a mineradora Braskem. Pesa, ainda, contra o ministro o fato de terem sido expedidas licenças de exploração para a Braskem durante seu período à frente do Governo do Estado.

Há, também, um certo desconforto nos bastidores com a informação revelada pela Revista Veja, que trouxe o valor da indenização recebida por Renan Filho, proveniente de um imóvel de sua propriedade na área afetada pelo afundamento do solo.

O ministro teria recebido cerca de R$ 4,2 milhões pela realocação de uma rádio filiada à CBN. A revista Veja diz, ainda, que Renan teria recebido outros valores do Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação. O valor está em sigilo judicial.

Renan Filho informou que vai processar a Braskem pelo vazamento das informações referente às indenizações.

Vale ressaltar que a CPI da Braskem no Senado é de autoria do pai do ministro, senador Renan Calheiros, que no início não encontrou apoio da base governista para instalar a Comissão em Brasília.

Os comentários nos corredores da capital federal dizem que, com o início das investigações, Renan Filho será o primeiro a sofrer com a CPI instalada por seu próprio pai.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos