Politicando
Em derrota para Arthur Lira e PT, comissão mais importante da câmara fica com o PL de Bolsonaro
Lista dos partidos que controlarão os colegiados foi fechada nesta quarta (06)
Sob a liderança do alagoano Arthur Lira, deputados se reúnem nesta semana para a escolha dos nomes que presidirão as comissões temáticas da Casa no ano de 2024. As nomeações para os cargos são definidas pelos partidos, e a escolha de cada comissão é definida politicamente.
Ao que indicam os movimentos, Lira perderá algumas disputas internas, como a indicação à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que deverá mesmo ser de livre indicação do PL, legenda com a maior representação da casa. O partido quer na presidência a deputada catarinense Caroline de Toni.
Junto a Arthur, o governo ainda tentou derrubar a legenda bolsonarista da comissão, apresentando aos líderes a proposta de entregar a CCJ para o União Brasil. No entanto, prevaleceu o acordo fechado entre o PT, Lira e o PL firmado em 2023: o PT ficaria com ela e em 2024 haveria a substituição pelo PL.
Em outras disputas, Lira saiu vencedor. O PSB, partido que deixou o seu ‘blocão’, ficou mesmo sem a Comissão de Indústria e Comércio, importante na articulação com o ministério da mesma área controlado pela sigla. A ele, restou a Comissão de Trabalho.
O PL, maior bancada da Câmara, ficou com a maior quantidade de comissões (05), além da CCJ, a mais importante: Educação, Relações Exteriores, Esporte e Previdência.
A federação formada por PT, PCdoB e PV ficou com outras quatro - que serão divididas entre os três partidos: Saúde, Fiscalização e Controle, Direitos Humanos e Cultura.
Sobre o blog
O Politicando, do Portal 7Segundos, é um blog voltado aos bastidores da política alagoana, trazendo informações, análises e os principais movimentos do cenário político estadual e nacional. Com linguagem dinâmica e apuração rápida, o espaço acompanha eleições, articulações, gestão pública e os fatos que movimentam os corredores do poder em Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Suspeitos de assalto em Maceió se conheceram na prisão, diz delegada
Alunos da rede municipal participam do projeto 'Secretários de Educação por um Dia'
Prefeitura de Maceió desobstrui 70 metros de galerias pluviais no Bom Parto
Homem é flagrado empurrando cinquentinha com dois capacetes em Arapiraca
PRF prende homem por receptação e adulteração de motocicleta em Palmeira
