Politicando

Politicando

Politicando

Arthur Lira tem um plano após deixar a presidência da Câmara, em 2025

Deputado articula uma série de condicionantes que podem levá-lo ao senado em 2026

11/03/2024 17h05
Arthur Lira tem um plano após deixar a presidência da Câmara, em 2025

Hoje todo poderoso detentor da cadeira de presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira nutre uma ideia para quando deixar o cargo, por força da lei que veda um terceiro mandato, em fevereiro de 2025.

Já não é novidade: daqui a dois anos, Lira pretende assumir uma das cadeiras alagoanas no senado, vagas que hoje pertencem a Rodrigo Cunha (Podemos) e Renan Calheiros (MDB). No entanto, a partir de 2025, sem a caneta de presidente da casa.

Analistas em Brasília afirmam que o plano de Lira é assumir, temporariamente, um ministério de destaque no governo Lula, que garanta a ele visibilidade e manutenção do poder no centrão, com vistas a 2026.

Para isso, Arthur trabalha num passo imediato - alinhar as suas pautas aos temas de interesse de Lula neste ano legislativo - o que significa não mexer em assuntos inconvenientes da bancada bolsonarista da casa.

Uma prova disso já foi dada com o esforço, por Lira, pela substituição da bolsonarista raiz Caroline de Toni da presidência da CCJ. Como se sabe, Arthur e o PT perderam a batalha, mas os petistas gostaram do empenho do presidente da casa.

Ao mesmo tempo, Liristas e centristas continuam a tarefa de fritar a atual ministra da saúde de Lula, Nísia Trindade. A última investida contra a gestora foi atribuir a ela uma resolução que supostamente liberava o aborto no âmbito do SUS - o que aumentou a temperatura da sua fritura.

Se tudo sair como planejado, e Arthur conseguir emplacar seu sucessor na casa - Elmar Nascimento, do União Brasil da Bahia - e terminar 2024 como ‘amigo-irmão’ de Lula, suas chances de mudar-se para a Esplanada dos Ministérios ganham força.

Quem sabe, como gestor de um dos maiores orçamentos do país e chefe do Zé Gotinha.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos