Politicando
Arthur Lira tem um plano após deixar a presidência da Câmara, em 2025
Deputado articula uma série de condicionantes que podem levá-lo ao senado em 2026

Hoje todo poderoso detentor da cadeira de presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira nutre uma ideia para quando deixar o cargo, por força da lei que veda um terceiro mandato, em fevereiro de 2025.
Já não é novidade: daqui a dois anos, Lira pretende assumir uma das cadeiras alagoanas no senado, vagas que hoje pertencem a Rodrigo Cunha (Podemos) e Renan Calheiros (MDB). No entanto, a partir de 2025, sem a caneta de presidente da casa.
Analistas em Brasília afirmam que o plano de Lira é assumir, temporariamente, um ministério de destaque no governo Lula, que garanta a ele visibilidade e manutenção do poder no centrão, com vistas a 2026.
Para isso, Arthur trabalha num passo imediato - alinhar as suas pautas aos temas de interesse de Lula neste ano legislativo - o que significa não mexer em assuntos inconvenientes da bancada bolsonarista da casa.
Uma prova disso já foi dada com o esforço, por Lira, pela substituição da bolsonarista raiz Caroline de Toni da presidência da CCJ. Como se sabe, Arthur e o PT perderam a batalha, mas os petistas gostaram do empenho do presidente da casa.
Ao mesmo tempo, Liristas e centristas continuam a tarefa de fritar a atual ministra da saúde de Lula, Nísia Trindade. A última investida contra a gestora foi atribuir a ela uma resolução que supostamente liberava o aborto no âmbito do SUS - o que aumentou a temperatura da sua fritura.
Se tudo sair como planejado, e Arthur conseguir emplacar seu sucessor na casa - Elmar Nascimento, do União Brasil da Bahia - e terminar 2024 como ‘amigo-irmão’ de Lula, suas chances de mudar-se para a Esplanada dos Ministérios ganham força.
Quem sabe, como gestor de um dos maiores orçamentos do país e chefe do Zé Gotinha.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais
