Politicando
Projeto que cria ‘Bolsa Arma’ para mulheres vítimas de violência é vetado
A Comissão de Constituição e Justiça da ALE vetou o projeto do Cabo Bebeto

Tramita na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) um projeto de lei que cria auxílio financeiro para mulheres vítimas de violência doméstica comprarem armas de fogo. A “Bolsa Arma” foi vetada pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa de Tavares Bastos.
A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Cabo Bebeto (PL), sob a justificativa de empoderamento feminino às vítimas de violência doméstica. Para o autor, a aprovação do projeto seria uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher por garantir segurança às mulheres que venham a ser vítimas de seus companheiros.
O Diário Oficial da Assembleia Legislativa de Alagoas desta quarta-feira (17), trouxe o parecer negativo da Comissão de Constituição e Justiça da Casa. De acordo com a relatora, deputada Fátima Canuto (MDB), o projeto é inconstitucional pois as leis que disponham sobre a organização administrativa e atribuição de Secretarias de Estado, são de caráter privativo do Poder Executivo.
A CCJ diz, ainda, que o projeto apresentado por Cabo Bebeto, não estima quais seriam os impactos no Orçamento do Governo de Alagoas, indo na contramão da Lei de Responsabilidade Fiscal.
De acordo com a proposta do deputado liberal, para as mulheres terem acesso a essa espécie de “bolsa” arma de fogo, as vítimas teriam que apresentar apenas o Boletim de Ocorrência com a descrição dos fatos.
As despesas decorrentes do projeto, caso aprovado, devem sair do Fundo Estadual de Direito das Mulheres, que foi criado em junho de 2018.
O projeto segue tramitando na Assembleia Legislativa. Caso receba parecer negativo por mais uma comissão, o “Bolsa Arma” será arquivado.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Video flagra suposta troca de comida por votos em eleição do PT, em Maceió

Brics defendem pagamento de direito autoral para uso em IA

Crianças são salvas por vizinho durante incêndio em prédio de Paris

Filiados do PT vão às urnas em Alagoas para escolher novos dirigentes

Bruna Biancardi posta fotos de Mel, sua segunda filha com Neymar: 'Te amamos'
