Politicando
Petistas alagoanos seguem insatisfeitos com Incra nas mãos de Arthur Lira
Aliados ao MST, o PT Alagoas tentou deixar o Incra com a cara do governo Lula
A troca de cadeira dentro do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Alagoas deu uma certa esperança para integrantes dos movimentos de luta pela terra. No entanto, o brilho nos olhos sumiu com a confirmação ministerial de que o instituto vai continuar nas mãos de Arthur Lira (PP).
Nas redes sociais, políticos ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) já estavam em tom de comemoração após a exoneração de César Lira, primo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Além da saída de Lira, políticos da Esquerda aproveitaram a euforia para parabenizar Ubiratan Santana (Bira), como novo superintendente do Incra Alagoas. Até o momento, o MST acreditava que Bira seria escolhido.
A confirmação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, sobre a permanência de Arthur Lira à frente do Incra em Alagoas, foi um balde de água fria tanto nos petistas locais quanto nos integrantes do MST, que sentiram-se desprestigiados pelo presidente Lula (PT).
O presidente do PT Alagoas, Ricardo Barbosa, foi o porta-voz do grupo. Em suas redes sociais, o petista se solidarizou aos movimentos que lutam pela terra. “Quero prestar minha solidariedade aos movimentos sociais de luta pela reforma agrária e, ao mesmo tempo, com o companheiro José Ubiratan Rezende Santana (Bira), nome até então escolhido de forma consensual para comandar o Incra em Alagoas”, escreveu.
O deputado federal Paulão (PT) havia tomado a frente da transição entre superintendentes. O deputado, que é amigo pessoal de Lula, teria tentado levar o nome escolhido pelo MST - o Bira - como novo superintendente ao Palácio da Alvorada. A decisão do Governo Lula foi clara: o Incra Alagoas continua com Arthur Lira.
A indicação de Lira para substituir seu primo já foi entregue ao ministro Paulo Teixeira, porém, o nome segue guardado a sete chaves.
Mais uma derrota para o PT local.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
