Politicando

Politicando

Politicando

Petistas alagoanos seguem insatisfeitos com Incra nas mãos de Arthur Lira

Aliados ao MST, o PT Alagoas tentou deixar o Incra com a cara do governo Lula

22/04/2024 13h01 - Atualizado em 22/04/2024 16h04
Petistas alagoanos seguem insatisfeitos com Incra nas mãos de Arthur Lira

A troca de cadeira dentro do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Alagoas deu uma certa esperança para integrantes dos movimentos de luta pela terra. No entanto, o brilho nos olhos sumiu com a confirmação ministerial de que o instituto vai continuar nas mãos de Arthur Lira (PP).

Nas redes sociais, políticos ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) já estavam em tom de comemoração após a exoneração de César Lira, primo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Além da saída de Lira, políticos da Esquerda aproveitaram a euforia para parabenizar Ubiratan Santana (Bira), como novo superintendente do Incra Alagoas. Até o momento, o MST acreditava que Bira seria escolhido.

A confirmação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, sobre a permanência de Arthur Lira à frente do Incra em Alagoas, foi um balde de água fria tanto nos petistas locais quanto nos integrantes do MST, que sentiram-se desprestigiados pelo presidente Lula (PT).

O presidente do PT Alagoas, Ricardo Barbosa, foi o porta-voz do grupo. Em suas redes sociais, o petista se solidarizou aos movimentos que lutam pela terra. “Quero prestar minha solidariedade aos movimentos sociais de luta pela reforma agrária e, ao mesmo tempo, com o companheiro José Ubiratan Rezende Santana (Bira), nome até então escolhido de forma consensual para comandar o Incra em Alagoas”, escreveu.

O deputado federal Paulão (PT) havia tomado a frente da transição entre superintendentes. O deputado, que é amigo pessoal de Lula, teria tentado levar o nome escolhido pelo MST - o Bira - como novo superintendente ao Palácio da Alvorada. A decisão do Governo Lula foi clara: o Incra Alagoas continua com Arthur Lira.

A indicação de Lira para substituir seu primo já foi entregue ao ministro Paulo Teixeira, porém, o nome segue guardado a sete chaves.

Mais uma derrota para o PT local.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos