Politicando

Politicando

Politicando

MDB cria desconforto a Rafael Brito com presença de ‘bolsonarista raiz’ em sua chapa proporcional

André da Maria Gorda esteve presente nos atos de 8 de janeiro e é apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro

29/04/2024 17h05 - Atualizado em 29/04/2024 17h05
MDB cria desconforto a Rafael Brito com presença de ‘bolsonarista raiz’ em sua chapa proporcional

Em que pese o desejo por ter um petista na sua chapa como candidato a vice, o MDB de Rafael Brito cometeu uma gafe que pode pesar contra esta composição política quando o cenário começar a se afunilar, mais à frente.

A legenda admitiu, ainda no período da janela partidária, o empresário maceioense André Heliodoro, conhecido como André da Maria Gorda, tradicional feijoada localizada na parte alta da capital.

O problema reside em André ser desses ‘bolsonaristas raiz’, daqueles de rivalizar com os mais conhecidos do estado, como o deputado estadual Cabo Bebeto e o vereador Leonardo Dias.

André chegou a estar presente nos atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília, e foi um dos que invadiu os prédios do STF, do congresso nacional e do Palácio do Planalto. Apesar de filmar e postar várias imagens diretamente dos atos, ele não foi preso.

Embora sua postura extremista seja reconhecida na cidade, a filiação de André ao MDB foi aprovada entre os colegas emedebistas. A expectativa, entre os parceiros de chapa, é que André ‘rache’ os votos da base bolsonarista com Caio Bebeto, filho do deputado Cabo Bebeto, e Leonardo Dias.

Entretanto, a filiação do empresário da extrema-direita ao MDB acaba por tornar mais distante o projeto do partido, de ter um vice do PT e conseguir o apoio, a estrutura e a presença de Lula durante a campanha.

Vejamos em qual canoa Rafael Brito irá navegar.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos