Politicando
Lula escolhe novo ministro do TST - e não foi alagoano que queria mandá-lo para a ‘guilhotina’
Mineiro Antônio Fabrício de Matos Gonçalves é o indicado para o cargo
Não foi desta vez que um alagoano assumiu pela primeira vez a função de ministro do Tribunal Superior do Trabalho. A escolha do presidente Lula, divulgada nesta terça-feira (30), foi pelo ex-presidente da OAB de Minas Gerais, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves.
A preferência de Lula pelo mineiro deixa de fora o advogado alagoano Adriano Avelino, que chegou à lista tríplice apoiado pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira.
Antônio Fabrício é integrante do movimento Prerrogativas, um grupo de advogados alinhado a Lula e crítico de algumas questões que envolveram a advocacia e a justiça nos últimos anos, como a operação Lava-Jato.
Em direção oposta, Avelino tem posições políticas conservadoras e é um conhecido antipetista em Alagoas. O advogado chegou a publicar que gostaria de colocar Lula e Dilma na ‘guilhotina’, além de cortar suas línguas.
O post do advogado alagoano, segundo informações de colunistas nacionais, chegou até Lula a partir de advogados do grupo Prerrogativas que tem acesso ao presidente, e foi um dos itens que fez com que ele escolhesse o mineiro para o cargo em questão.
Ainda um outro fator pesou na escolha de Antônio Fabrício - o alinhamento ao presidente do senado Rodrigo Pacheco, que tem uma relação bem mais harmoniosa com Lula do que Arthur Lira.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.