Politicando
JHC propõe pacto com Estado e União em defesa da Lagoa Mundaú
O prefeito aproveitou a visita de Lula a Alagoas para propor a união de forças
O prefeito de Maceió, JHC (PL), aproveitou a estadia do presidente Lula em Alagoas para propor um pacto em favor da Lagoa Mundaú. A proposta aconteceu durante seu discurso na última sexta-feira (10), na entrega de 914 apartamentos do Residencial Parque da Lagoa, no Vergel do Lago.
Em meio a um discurso inflamado, onde o prefeito reivindica para si as obras que ali acontecem, JHC propôs ao presidente Lula (PT) um pacto com o Governo Federal, Governo de Alagoas e prefeituras onde o Vale Mundaú está presente com vistas à proteção da Lagoa Mundaú.
“Precisamos cuidar dessa lagoa. Aqui os níveis de água sobem muito. Apesar desses prédios estarem no nível acima, com a enxurrada que vem do Vale do Mundaú, acaba que a água acumulada acaba nesta laguna, correndo o risco de acontecer aqui o que está se passando no Rio Grande do Sul”, disse JHC.
O prefeito aproveitou a ocasião, ainda, para dizer que é um prefeito presente que não foge de suas responsabilidades. “Maceió tem um prefeito presente, que não se omite, não se esconde e que tem coragem cívica para lutar pelo seu povo”.
O evento onde JHC discursou e propôs o pacto em defesa da Lagoa Mundaú reuniu desafetos políticos no mesmo palanque: Arthur Lira, Renan Filho, JHC, Paulo Dantas, Rafael Brito, além do presidente Lula.
Sobre o blog
Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026
Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.
Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.
Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.
A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.
A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.
Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.
Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.
Arquivos
Últimas notícias
Novo binário: DMTT anuncia mudança em ruas do bairro de Cruz das Almas
Jovem acusado de diversos crimes é preso em Maceió durante operação integrada
[Vídeo] Dupla em moto é flagrada roubando celulares de alunos no Feitosa, em Maceió
Pagamento dos aposentados e pensionistas é garantido em Palmeira dos Índios com reajuste para Educação
Serviços gratuitos ao trabalhador serão levados ao Parque do Centenário nesta quinta
