Politicando
Plano Diretor de Maceió deve sair do papel ainda este ano
Primeira reunião está marcada para esta quarta-feira (22)
A Prefeitura de Maceió reativou o Conselho Municipal do Plano Diretor. Desde 2015, o documento está defasado. A primeira reunião para debater o futuro urbano da cidade acontecerá nesta quarta-feira (22).
As seleções das instituições participantes foram feitas através de editais publicados no Diário Oficial do Município em novembro de 2023, e em fevereiro deste ano.
A prefeitura ressalta que o Conselho tem a missão de discutir o desenvolvimento da cidade, considerando aspectos primordiais como a mobilidade, habitação, preservação ambiental, entre outros.
O plano em vigor é de 2005 e foi concluído na gestão do então prefeito Cícero Almeida. Por lei, o plano deveria ter sido renovado em 2015, durante a primeira gestão do prefeito Rui Palmeira. Em 2025, o plano completa 10 anos defasagem.
Ao longo do ano irão acontecer cinco reuniões ordinárias do Conselho. A primeira reunião está agendada para o dia 22 de maio, seguida pelas reuniões de 26 de junho, 24 de julho, 29 de outubro e 11 de dezembro.
O órgão é composto por representantes de instituições educacionais, científicas e até associações de moradores. Sindicatos e empresários envolvidos no desenvolvimento urbano também fazem parte do Conselho.
Confira as entidades selecionadas para compor o Conselho Municipal do Plano Diretor:
Entidades de Ensino e Científicas:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL; Universidade Federal de Alagoas - UFAL.
Entidades de Classe:
Membros titulares: Instituto de Arquitetos do Brasil em Alagoas - IAB/AL; Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas - ADEMI.
Membros suplentes: Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas - CAU/AL; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas - CREA/AL.
Associações de Moradores:
Membros titulares: Associação Comunitária e Beneficente dos Moradores do Bairro do Bom Parto; Associação Comissão Independente do Conjunto Eustáquio Gomes e Hamilton de Moraes.
Membros suplentes: Associação Comunitária dos Moradores do Bairro do Prado; Sociedade Unidade de Desenvolvimento Comunitário do Bairro Petrópolis.
Organizações Não Governamentais:
Associação Alagoana de Ciclismo;
Instituto Terraviva.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.