Politicando

Politicando

Politicando

Alagoano Aldo Rebelo ‘assanha’ militância de esquerda com recepção a Bolsonaro em lançamento de livro

Ex-ministro de Lula e Dilma lançou sua segunda obra em Brasília e recebeu o ex-presidente

23/05/2024 17h05 - Atualizado em 23/05/2024 17h05
Alagoano Aldo Rebelo ‘assanha’ militância de esquerda com recepção a Bolsonaro em lançamento de livro

O alagoano de Viçosa e ex-ministro dos governos Lula e Dilma, Aldo Rebelo, lançou nesta quarta-feira em Brasília seu mais novo livro, “Amazônia, a Maldição de Tordesilhas”. É a segunda obra de Rebelo, que deixou Alagoas ainda jovem para fazer política em São Paulo.

Porém, o que chamou a atenção dos admiradores alagoanos e paulistas do ex-ministro não foi exatamente o evento, mas a saudação calorosa dada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi ao local, tirou fotos e recebeu de Aldo um exemplar autografado do livro.

Isto porque Rebelo foi filiado e membro do comitê central do PCdoB até 2017, quando deixou a legenda após divergências internas na legenda comunista. A partir daí, o ex-ministro começou a trilhar caminhos políticos por partidos ligados à centro-direita, até entrar no MDB, onde está filiado atualmente.

“Vergonha”, “está doente”, “oportunista” e “traidor” foram alguns dos adjetivos atribuídos ao alagoano por militantes e simpatizantes de esquerda - por conta do passado como dirigente comunista e sua contribuição aos governos petistas de Lula e Dilma.

Aldo ocupa hoje a Secretaria de Relações Internacionais da prefeitura de São Paulo - pasta cuja titular era Marta Suplicy - e atualmente é um dos mais cotados para ser o vice na chapa do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB).

O que falta para que o atual prefeito feche a escolha por Aldo? justamente a aprovação do ex-presidente, que também é aliado de Nunes, e a quem cabe a indicação do vice. O “beija-mãos” de Aldo em Bolsonaro pode ter sido a força que falta para a efetivação da chapa.

Alheio ao julgamento das redes sociais, Rebelo não parece se importar muito com os admiradores (e eleitores) perdidos. Se conseguir ganhar de fato a simpatia do ex-presidente, pode se tornar o número dois do poder na maior cidade da América Latina, o que não é pouco.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos