Politicando

Politicando

Politicando

Um vez reeleito, JHC pode cumprir segundo mandato até o fim em 2028

Gestor terá cofre da prefeitura vitaminado por indenizações da Braskem e BRK, além de empréstimos

27/05/2024 17h05 - Atualizado em 27/05/2024 17h05
Um vez reeleito, JHC pode cumprir segundo mandato até o fim em 2028

É claro que todos sabem da alta expectativa por parte do prefeito de Maceió, JHC (PL), de que uma vez reeleito para mais quatro anos de mandato, deixe esta condição em 2026, trocando a prefeitura por uma candidatura ao governo do estado ou até mesmo ao senado.

No entanto, entre as opções consideradas pelo atual gestor - e claro, em caso de reeleição e diante de eleições difíceis em 2026, JHC também analisa a possibilidade de cumprir integralmente seu mandato, até 2028.

Não são somente as condições eleitorais de 2026 que definirão esse caminho, embora elas sejam igualmente importantes. Com muito dinheiro em caixa e possibilidade de fazer um segundo mandato ainda mais ‘robusto’, JHC pode esperar um pouco mais para alçar voos mais altos.

Vejamos: com 2 bilhões no cofre da prefeitura, fruto das indenizações da Braskem e da BRK, mais cerca de 400 milhões em empréstimos contraídos neste ano, o prefeito tem a ‘faca e o queijo’ na mão para tirar do papel sonhos antigos do maceioense.

Já anunciou a ‘nova orla’, juntamente com o ‘novo mercado público’ que deve ser anunciado em breve. Até o final do prazo legal, em junho, deve entregar mais de 20 praças em vários pontos de Maceió. Junto a isso, vem o ‘maior São João do litoral brasileiro’.

Uma vez reeleito, além do Renasce Salgadinho que ficou pela metade, o prefeito terá que ampliar o projeto de creches e colocar o novo Hospital da Cidade em pleno funcionamento.

Talvez o prazo de pouco mais de um ano antes de uma renúncia para a disputa eleitoral de 2026 não seja suficiente.

Em 2028, JHC pode chegar ao final do mandato com uma cidade revigorada por grandes obras, turismo bombando e na flor dos seus 41 anos, idade mais que suficiente para disputar qualquer cargo eleitoral.

É uma possibilidade, que precisa ser minuciosamente estudada porque envolve o futuro político de um apoiador a quem o prefeito tem bastante apreço, o senador Rodrigo Cunha. Mas é um cenário que está na mesa, a ser considerado.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos