Politicando
Kelmann Vieira volta atrás e mantém apoio a pré-candidatura de Rafael Brito
O vereador havia anunciado que estaria migrando para o grupo de JHC
O vereador Kelmann Vieira (MDB) permanece rompido com o Palácio República dos Palmares. O fato novo, é que o emedebista desistiu de entrar na base do prefeito de Maceió, JHC (PL).
Nas redes sociais, Kelmann comentou em uma publicação do deputado federal e pré-candidato a prefeito Rafael Brito. No vídeo, Brito mostra as ações realizadas pelo partido e aparece convidando o público para se filiar ao MDB. Em um comentário, Kelmann Vieira escreve: “Estamos juntos e misturados. Pra cima”.

No início do mês, Kelmann publicou em suas redes sociais que estaria dialogando com o prefeito de Maceió, JHC, a fim de levar mais de 300 lideranças para sua base. O rompimento do vereador com o governador Paulo Dantas se deu após o secretário de governo Vitor Pereira tirar de Kelmann o controle da Seprev.
O vereador não sinalizou uma reaproximação com o Palácio República dos Palmares, mas parece que as negociações com JHC não foram adiante.
Bom para Rafael Brito, que teria menos 300 nomes espalhados na capital alagoana ajudando na sua campanha.
Veja também
Sobre o blog
Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026
Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.
Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.
Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.
A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.
A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.
Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.
Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.
Arquivos
Últimas notícias
Prefeito Petrúcio Barbosa distribui mais de 30 toneladas de alimentos para famílias de Igaci
Acusado de feminicídio contra jovem em Palmeira dos Índios é preso
Moraes aumenta restrição para voos de drones na casa de Bolsonaro
Alagoas registra aumento de casos de síndrome respiratória grave, aponta Fiocruz
Três vereadores deixam o PL de Bolsonaro e se filiam ao PSDB de JHC
