Politicando

Politicando

Politicando

Em Brasília, JHC avisa a Arthur Lira que seu vice será Rodrigo Cunha

Decisão do prefeito pode fazer Lira desembarcar da gestão e lançar candidatura própria à eleição maceioense

04/06/2024 17h05 - Atualizado em 04/06/2024 18h06
Em Brasília, JHC avisa a Arthur Lira que seu vice será Rodrigo Cunha

Em reunião reservada realizada nesta segunda-feira (03) em Brasília, o prefeito JHC (PL) comunicou ao deputado federal Arthur Lira (PP) que já escolheu o seu vice na disputa da reeleição, e que será mesmo o senador Rodrigo Cunha (Podemos).

A informação que chega da capital federal fecha um ciclo de especulações sobre a decisão do prefeito, já que JHC enfrentava uma forte pressão de Arthur Lira para que o indicado fosse um de seus aliados - o ex-deputado Davi Davino Filho era o favorito para a vaga.

Com a decisão do prefeito, segundo informações, Lira ficou de conversar com o seu grupo político para definir o seu futuro nas eleições municipais da capital. Sem a vice que segundo ele mesmo tinha sido prometida a um dos seus, há a possibilidade dos liristas deixarem em bloco a gestão municipal e começarem a construir uma candidatura própria.

A partir da composição efetivada após as eleições de 2022, Arthur Lira e seus aliados passaram a comandar oito pastas da gestão municipal: educação, saúde, assistência social, habitação, segurança, relações federativas, juventude e lazer.

Além da tropa de secretários, Lira também lidera um grupo que conta com os deputados Fábio Costa (PP), Marx Beltrão (PP) e Alfredo Gaspar (União). Todos serão consultados pelo presidente da câmara, e podem deixar a gestão JHC e passar a construir uma candidatura independente.

Ato contínuo à conversa entre Lira e JHC, o futuro vice do prefeito, senador Rodrigo Cunha (Podemos), no que pode ser sua despedida do senado, encaminhou um relatório para votação dos senadores onde retira a taxação dos produtos importados que custam até 50 dólares, uma medida que foi aprovada por Arthur Lira na câmara e que contraria frontalmente o deputado.

A posição de Cunha aliada à negativa de JHC podem ser a gota d’água para um possível rompimento entre Arthur e o prefeito de Maceió. Os próximos passos de ambos devem ser aguardados com expectativa.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos