Politicando
Projeto de deputado alagoano que impede delação premiada divide congresso
O PL é de autoria do deputado federal Luciano Amaral e ganhou o apoio de Lira

O polêmico projeto de autoria do deputado alagoano Luciano Amaral (PV), que visa proibir a delação premiada de presos e criminalizar a divulgação desses depoimentos, dividiu a Câmara dos Deputados: a maioria defende a matéria mas tem receio que o projeto de lei beneficie o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O projeto foi apresentado pelo deputado Luciano Amaral em 2023. O deputado aproveitou trechos de uma proposta apresentada pelo ex-deputado Wadih Damous (PT-SP), em 2016, quando a Operação Lava-Jato ainda estava em curso.
A proposta restringe as delações premiadas nos casos em que os colaboradores se voluntariem, proibindo delações de pessoas que já estejam presas. O texto de Amaral diz ainda que as pessoas citadas nas delações podem questionar seu conteúdo, podendo levar a impugnação de acordos de colaboração premiada.
Na última sexta-feira (07), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), colocou em pauta um requerimento de urgência para o projeto.
A proposta apresentada pelo alagoano deixou os deputados divididos. Mesmo com o sentimento de “amanhã pode ser eu”, congressistas ligados ao presidente Lula (PT) - que têm interesse em aprovar o texto - acreditam que a proposição possa beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, que recentemente foi citado na delação de seu ex-ajudante de ordens Mauro Cid.
Nesta terça-feira (11), a bancada do PT vai se reunir para definir qual será seu posicionamento diante da matéria.
Veja também
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Governo de Alagoas inaugura novo Posto de Identificação em Estrela de Alagoas

Fritadeira superaquecida provoca princípio de incêndio em restaurante no litoral sul de AL

Câmara de Maceió aprova projeto para fortalecer proteção de menores no ambiente virtual

Foragido da Justiça por roubo é preso em São Miguel dos Milagres

Mesmo com avanços, aterro sanitário ameaça saúde da população e o Rio São Francisco no Sertão de AL
