Politicando
Candidatos já estão nas ruas gravando a propaganda eleitoral que começa nesta sexta-feira (16)
A propaganda eleitoral gratuita vai durar até o dia 30 de setembro

Quem anda pelas ruas da capital alagoana já deve ter visto candidatos a vereador e a prefeito nas ruas gravando a propaganda eleitoral que terá início na próxima sexta-feira (16). Essa será a primeira eleição impactada diretamente pelas novas tecnologias de inteligência artificial (IA).
Nas redes sociais os postulantes aos cargos mostram diariamente a rotina de pré-eleição com gravações e fotografias que serão utilizadas na campanha eleitoral.
A Justiça Eleitoral está atenta à forma com que os candidatos irão trabalhar sua campanha já que não há uma legislação que disponha sobre a IA no país. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se adiantou e regulamentou o uso desse tipo de tecnologia nas propagandas eleitorais.
Pelas regras aprovadas, o uso de “conteúdo sintético multimídia” gerado por IA deve sempre vir acompanhado de um alerta sobre sua utilização, seja em qualquer modalidade de propaganda eleitoral.
Nas peças no rádio, por exemplo, se houver sons criados por IA deve ser alertado ao ouvinte antes da propaganda ir ao ar. Imagens estáticas exigem uma marca d’água, enquanto material audiovisual deve fazer o alerta prévio e estampar a marca d’água. Em material impresso, o aviso deve constar em cada página que contenha imagens geradas por meio de IA.
A propaganda eleitoral terá início já nesta sexta-feira e vai até o dia 30 de setembro, uma semana antes do dia da eleição municipal.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Matriz de Camaragibe regulamenta Lei do SIM e fortalece agricultura familiar

Suspeita de intoxicação por metanol deixa dois mortos e um cego no Agreste de Pernambuco

Incêndio atinge residência no Conjunto Frei Damião em Maceió

Prefeita Márcia Cavalcante implementa serviço de Telessaúde em São Luís do Quitunde

PM prende homem suspeito de assalto a van na Durval de Góes Monteiro
