Politicando
Cristiano Matheus reage mal à pesquisa que deu mais de 30 pontos de vantagem para Bocão
O ex-prefeito diz que não acredita nos números, mas TRE comprovou regularidade da pesquisa
O candidato a vice-prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus (PL), não reagiu muito bem à pesquisa eleitoral que deu mais de 30 pontos de vantagem para o candidato governista André Bocão (MDB). O ex-prefeito por dois mandatos tem sido visto como peso morto na chapa de Júnior Dâmaso (Republicanos).
Cristiano usou as redes sociais e direcionou ataques ao atual prefeito Cacau Filho (MDB), dizendo que o mandatário teria maquiado os números da pesquisa e associou Filho ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro.
Apesar de dizer que os números são fictícios, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) comprovou a regularidade da pesquisa feita pela Global 3.
A chapa de Dâmaso e Cristiano entraram com uma ação pedindo que a pesquisa fosse retirada de circulação alegando haver “estranhezas”. A juíza responsável por analisar a matéria considerou que os argumentos apresentados não foram suficientes para anular a pesquisa.
Após a divulgação dos números, analistas políticos começaram a enxergar a união de Cristiano e Dâmaso como prejudicial ao candidato republicano, chamando o ex-prefeito de “peso morto”.
A pesquisa
No último sábado (24) o Instituto Global 3 divulgou uma pesquisa de intenções de voto na cidade de Marechal Deodoro. Na estimulada, onde o pesquisador apresenta os nomes dos candidatos aos entrevistados, André Bocão tem 59,4% das intenções de voto, contra 27,6% de Júnior Dâmaso. Outros 3,3% votam em branco ou nulo, enquanto outros 9,7% não sabem ou não responderam.
De acordo com o levantamento, Júnior Dâmaso é o candidato mais rejeitado pelos eleitores deodorenses, com 39,9%. André Bocão tem 19,2% nesse item da pesquisa. Outros 3,5% apontaram que não rejeitam nenhum deles ou rejeitam todos, e 37,5% não sabem ou não responderam.
A Global 3 realizou a pesquisa entre os dias 17 e 19 de agosto, com 651 eleitores acima dos 16 anos, em 25 localidades da cidade e zona rural. A margem de erro do levantamento é de 3,5% para mais ou para menos. O registro no TSE tem número AL-09274/2024.
Veja também
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.