Politicando
Cristiano Matheus reage mal à pesquisa que deu mais de 30 pontos de vantagem para Bocão
O ex-prefeito diz que não acredita nos números, mas TRE comprovou regularidade da pesquisa

O candidato a vice-prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus (PL), não reagiu muito bem à pesquisa eleitoral que deu mais de 30 pontos de vantagem para o candidato governista André Bocão (MDB). O ex-prefeito por dois mandatos tem sido visto como peso morto na chapa de Júnior Dâmaso (Republicanos).
Cristiano usou as redes sociais e direcionou ataques ao atual prefeito Cacau Filho (MDB), dizendo que o mandatário teria maquiado os números da pesquisa e associou Filho ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro.
Apesar de dizer que os números são fictícios, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) comprovou a regularidade da pesquisa feita pela Global 3.
A chapa de Dâmaso e Cristiano entraram com uma ação pedindo que a pesquisa fosse retirada de circulação alegando haver “estranhezas”. A juíza responsável por analisar a matéria considerou que os argumentos apresentados não foram suficientes para anular a pesquisa.
Após a divulgação dos números, analistas políticos começaram a enxergar a união de Cristiano e Dâmaso como prejudicial ao candidato republicano, chamando o ex-prefeito de “peso morto”.
A pesquisa
No último sábado (24) o Instituto Global 3 divulgou uma pesquisa de intenções de voto na cidade de Marechal Deodoro. Na estimulada, onde o pesquisador apresenta os nomes dos candidatos aos entrevistados, André Bocão tem 59,4% das intenções de voto, contra 27,6% de Júnior Dâmaso. Outros 3,3% votam em branco ou nulo, enquanto outros 9,7% não sabem ou não responderam.
De acordo com o levantamento, Júnior Dâmaso é o candidato mais rejeitado pelos eleitores deodorenses, com 39,9%. André Bocão tem 19,2% nesse item da pesquisa. Outros 3,5% apontaram que não rejeitam nenhum deles ou rejeitam todos, e 37,5% não sabem ou não responderam.
A Global 3 realizou a pesquisa entre os dias 17 e 19 de agosto, com 651 eleitores acima dos 16 anos, em 25 localidades da cidade e zona rural. A margem de erro do levantamento é de 3,5% para mais ou para menos. O registro no TSE tem número AL-09274/2024.
Veja também
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais
