Politicando
Kil Freitas deve renunciar à prefeitura de União dos Palmares e assumir educação estadual
Prefeito está no alvo do governador Paulo Dantas para compor secretariado após reforma política
Prego batido, ponta virada. Nos bastidores da política, o governador Paulo Dantas (MDB) já decidiu qual será o futuro político do ainda prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas (MDB).
Kil deve mesmo renunciar ao restante de seu mandato como prefeito, que vai até 31 de dezembro. E então aguardar o chamado de Paulo para a secretaria que já foi definida para sua ocupação.
O prefeito deverá ser o substituto de Rosiane Vasconcelos na pasta de educação, uma das mais importantes do governo. Embora esteja fazendo um trabalho aprovado pelo governador, Rosiane (que também é palmarina) não deve criar problemas para ceder a pasta a Kil.
Durante as negociações para os cargos, chegou-se a cogitar a possibilidade do prefeito assumir a Emater - no entanto, a proximidade com Paulo Dantas e a possibilidade de disputar as eleições em 2026 moveram Kil para uma função mais central.
Resta a Dantas e a Kil somente uma questão a ser resolvida: se o gestor assume imediatamente a pasta ou aguarda a reforma do secretariado do governo, que deve ocorrer no início do próximo ano. A tendência é que Kil, caso renuncie, fique alguns dias aguardando o chamado.
Além de Kil Freitas, outros prefeitos alagoanos em final de mandato também devem ocupar cargos no governo Dantas: Henrique Vilela (Porto de Pedras), Júlio Cézar (Palmeira dos Índios) e Olavo Neto (Murici) são nomes já antecipados pelo 7Segundos.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.