Politicando
Justiça autoriza instalação de totens de segurança retirados pela prefeitura de Maceió
Prefeitura pode pagar multa de 100 mil por dia se não cumprir decisão judicial

O juiz Manoel Cavalcante autorizou, em decisão proferida nesta sexta-feira (01), a instalação e funcionamento dos totens de segurança adquiridos pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas. Os equipamentos haviam sido removidos pela prefeitura de Maceió sem prévia justificativa.
O governo do estado apresentou à justiça um ofício, enviado ao município no mês de agosto, solicitando autorização para instalação dos equipamentos, o que foi negado pela prefeitura.
Em seu despacho, o magistrado autorizou a instalação do equipamento em todos os locais solicitados no ofício, bem como anulou todos os autos de infração e quaisquer penas administrativas que fossem aplicadas pela prefeitura de Maceió.
O juiz determinou ainda que a prefeitura não cause mais nenhum óbice à instalação dos equipamentos, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 100 mil, mais a implicação em crime de desobediência.
Há cerca de 20 dias, o governador Paulo Dantas (MDB) chegou a declarar publicamente que a retirada dos totens a mando do prefeito JHC (PL) era um ato “inacreditável”. “Vamos acionar a justiça, as câmeras são de altíssimo nível, que tem a condição de levar uma segurança mais efetiva para quem está na orla da cidade”, afirmou.
A ocupação de espaços públicos na orla da capital vem sendo alvo de um verdadeiro ‘cabo-de-guerra’ entre governo estadual e prefeitura. Em 2023, o estado proibiu a prefeitura de instalar uma árvore de natal no Marco dos Corais, que é administrado pelo estado.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Motociclista fica gravemente ferido após colisão na Av. Durval de Góes Monteiro, em Maceió

Três pessoas ficam presas às ferragens de carro em acidente na BR-101, em Joaquim Gomes

Segundo suspeito de estuprar homem em Dois Riachos é preso no interior de Pernambuco

Governo de Alagoas lança núcleo para combater a desinformação e promover educação midiática

Afastamento da prefeita Tia Júlia se deu devido à realização de check-up médico, informa assessoria
