Politicando
Justiça autoriza instalação de totens de segurança retirados pela prefeitura de Maceió
Prefeitura pode pagar multa de 100 mil por dia se não cumprir decisão judicial
O juiz Manoel Cavalcante autorizou, em decisão proferida nesta sexta-feira (01), a instalação e funcionamento dos totens de segurança adquiridos pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas. Os equipamentos haviam sido removidos pela prefeitura de Maceió sem prévia justificativa.
O governo do estado apresentou à justiça um ofício, enviado ao município no mês de agosto, solicitando autorização para instalação dos equipamentos, o que foi negado pela prefeitura.
Em seu despacho, o magistrado autorizou a instalação do equipamento em todos os locais solicitados no ofício, bem como anulou todos os autos de infração e quaisquer penas administrativas que fossem aplicadas pela prefeitura de Maceió.
O juiz determinou ainda que a prefeitura não cause mais nenhum óbice à instalação dos equipamentos, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 100 mil, mais a implicação em crime de desobediência.
Há cerca de 20 dias, o governador Paulo Dantas (MDB) chegou a declarar publicamente que a retirada dos totens a mando do prefeito JHC (PL) era um ato “inacreditável”. “Vamos acionar a justiça, as câmeras são de altíssimo nível, que tem a condição de levar uma segurança mais efetiva para quem está na orla da cidade”, afirmou.
A ocupação de espaços públicos na orla da capital vem sendo alvo de um verdadeiro ‘cabo-de-guerra’ entre governo estadual e prefeitura. Em 2023, o estado proibiu a prefeitura de instalar uma árvore de natal no Marco dos Corais, que é administrado pelo estado.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Sefaz prorroga pagamento do IPVA 2026 em cota única com desconto até 27 de fevereiro
Morada Material de Construção anuncia ofertas de Verão
Prêmio de R$ 115 milhões da Mega-Sena será sorteado neste sábado
Colisão entre caminhão e picape deixa feridos na BR-316 em Satuba
