Politicando
Arrocho nas contas estaduais causa “fritura” de secretária da Fazenda
Apesar das críticas, Renata dos Santos mantém prestígio junto ao governador Paulo Dantas
Por vários motivos além das eleições municipais, as últimas semanas têm sido de tensão para a secretária de Fazenda do estado, Renata dos Santos. É na conta dela que tem recaído os mais recentes contingenciamentos propostos pelo governo Paulo Dantas, em várias áreas.
De fato, dois pontos chamaram a atenção especificamente dos servidores da educação do estado: o contingenciamento de recursos na Universidade de Ciências de Saúde de Alagoas - Uncisal, que pode inclusive levar ao cancelamento do vestibular em 2025; e a revogação de progressões de professores da rede estadual.
Justiça seja feita, o ordenador de despesas, eleito pelo povo em 2022, é o governador Paulo Dantas. Mas Renata tem, desde que assumiu a Sefaz após a saída de George Santoro, autonomia total para ‘fazer andar’ os processos, ou mesmo negociar uma saída técnica com o governador para esses casos.
Tendo o namorado como candidato a vereador por Maceió, Renata entrou no jogo e por isso está sendo ‘fritada’ dentro do governo - em jogada política rasteira e sem muito sentido de ser. O modus operandi é o mesmo de sempre, ‘fogo amigo’ partindo de dentro da máquina estadual.
Fontes de dentro do palácio Zumbi dos Palmares são unânimes ao afirmar: Renata continua com prestígio junto ao governador, e as críticas não mudam o seu status. A gestora vem fazendo o dever de casa com louvor, mantendo as contas públicas em dia e a capacidade de investimento do estado.
O resto - segundo interlocutores - é fofoca e futrica.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.