Politicando

Politicando

Politicando

Arrocho nas contas estaduais causa “fritura” de secretária da Fazenda

Apesar das críticas, Renata dos Santos mantém prestígio junto ao governador Paulo Dantas

21/11/2024 17h05
Arrocho nas contas estaduais causa “fritura” de secretária da Fazenda

Por vários motivos além das eleições municipais, as últimas semanas têm sido de tensão para a secretária de Fazenda do estado, Renata dos Santos. É na conta dela que tem recaído os mais recentes contingenciamentos propostos pelo governo Paulo Dantas, em várias áreas.

De fato, dois pontos chamaram a atenção especificamente dos servidores da educação do estado: o contingenciamento de recursos na Universidade de Ciências de Saúde de Alagoas - Uncisal, que pode inclusive levar ao cancelamento do vestibular em 2025; e a revogação de progressões de professores da rede estadual.

Justiça seja feita, o ordenador de despesas, eleito pelo povo em 2022, é o governador Paulo Dantas. Mas Renata tem, desde que assumiu a Sefaz após a saída de George Santoro, autonomia total para ‘fazer andar’ os processos, ou mesmo negociar uma saída técnica com o governador para esses casos.

Tendo o namorado como candidato a vereador por Maceió, Renata entrou no jogo e por isso está sendo ‘fritada’ dentro do governo - em jogada política rasteira e sem muito sentido de ser. O modus operandi é o mesmo de sempre, ‘fogo amigo’ partindo de dentro da máquina estadual.

Fontes de dentro do palácio Zumbi dos Palmares são unânimes ao afirmar: Renata continua com prestígio junto ao governador, e as críticas não mudam o seu status. A gestora vem fazendo o dever de casa com louvor, mantendo as contas públicas em dia e a capacidade de investimento do estado.

O resto - segundo interlocutores - é fofoca e futrica.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos