Politicando
Alagoano Aldo Rebelo assume missão nacional pelo MDB, e pode entrar em ‘rota de colisão’ com Calheiros
Ex-ministro do governo Dilma será o construtor do congresso nacional da legenda, no meio do ano
Após ter sido peça importante na reeleição do prefeito paulista Ricardo Nunes (MDB), o alagoano e ex-ministro Aldo Rebelo terá uma nova missão, dada pelo diretório nacional do MDB, sua legenda.
Rebelo será o responsável por construir o próximo congresso nacional do partido, que deve ocorrer em junho. O ex-ministro terá carta branca do presidente da legenda, Baleia Rossi (SP) para percorrer o país e realizar encontros temáticos nos estados.
Aldo chegou a ser convidado pelo prefeito Ricardo Nunes para assumir a Secretaria de Educação de São Paulo, mas declinou do convite e preferiu aceitar a função dada pela direção nacional do MDB de viajar pelo país para construir os futuros passos da legenda.
Uma vez como dirigente emedebista, Aldo terá uma função que deve lhe opor a outras lideranças do partido, dentre elas os alagoanos Renan Calheiros e o ministro Renan Filho.
Rebelo defende uma posição de independência em relação ao governo Lula, ao contrário do que pensam os Calheiros. Isto pode fazer com que, em 2026, Renans e Aldo estejam em campos opostos: um defendendo uma candidatura própria do partido, enquanto Calheiros na defesa da adesão do MDB à reeleição de Lula.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.