Politicando
Além do MDB, Tereza Nelma também mira no PT para disputar mandato em 2026
Na legenda emedebista, Nelma encararia um ‘chapão da morte’ com dois deputados de mandato
Especulada como nova secretária da gestão de Paulo Dantas (MDB), a ainda Secretária Nacional de Aquicultura do Ministério da Pesca, ex–deputada Tereza Nelma, considera ao menos mais um partido para filiar-se e disputar em 2026, além do MDB.
Embora a legenda presidida em Alagoas pelo senador Renan Calheiros seja um dos principais destinos avaliados pela ex-deputada, o PT também aparece como uma possibilidade. Nelma ‘namora’ a legenda desde 2022, quando também abriu conversas com o partido, mas acabou ficando no PSD.
A ex-deputada analisa com cuidado sua entrada no MDB, já que uma disputa pela legenda significa disputar um mandato - provavelmente de deputada federal - em meio a ‘gigantes’, como os atuais deputados Isnaldo Bulhões e Rafael Brito, e ainda o ex-prefeito de Murici Olavo Neto.
No PT, a ‘concorrência’ é menor; Nelma enfrentaria, num primeiro momento, apenas o atual deputado federal Paulão, que pode voltar a disputar mandato de federal caso não consiga se viabilizar ao senado. Se o projeto do petista de ‘subir’ para senador der certo, Tereza então teria a legenda livre para conseguir a vitória.
Seja qual for o destino partidário da ex-deputada, o tempo ainda corre a seu favor - a escolha final da sigla pela qual vai disputar a eleição pode ser feita até seis meses antes do processo, em abril do ano que vem.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.