Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

É preciso fazer uma reflexão após o resultado de uma campanha eleitoral

08/02/2025 21h09 - Atualizado em 09/02/2025 10h10
É preciso fazer uma reflexão após o resultado de uma campanha eleitoral

Uma tarefa por demais importante é, logo após a eleição - independentemente do resultado -, o candidato - eleito ou não - fazer uma reflexão sobre a campanha eleitoral e descobrir as razões que ocasionaram o resultado dessa eleição.

Em caso de vitória, o vencedor também deverá fazer essa reflexão. Ele precisa realizar essa avaliação para guiar suas decisões no início da administração ou mesmo da legislatura.

Em caso de derrota, o perdedor terá mais tempo, porém, não pode esperar muito para fazer essas observações sobre o que o levou ao resultado do pleito.

Em qualquer das duas situações, - tanto na vitória como na derrota -, terá que ser feita essa reflexão para descobrir as causas do sucesso ou insucesso do resultado eleitoral. Essa, é uma medida indispensável, fundamental que servirá de base para a próxima campanha.

O candidato precisa saber quais os motivos que ocasionaram a vitória ou a derrota. Daí, pode-se colher ensinamentos e conclusões que possam ser aproveitados nas próximas eleições: onde errei? Onde acertei? O que preciso fazer para melhorar e não repetir esses erros? Entretanto, a grande vantagem destas observações é verificar, identificar e corrigir os erros cometidos.

Existem três erros que podem causar efeitos desastrosos em uma campanha: promessa não cumprida, declaração comprometedora e quando o candidato sofre grave acusação sem respondê-la.

Há, no entanto, candidatos que, na euforia da vitória fazem de conta que essas falhas não existem. Quando não se enfrenta esses erros, não busca corrigi-los para restabelecer a confiança dos aliados e, principalmente do eleitor, o candidato assume o sério risco de ser derrotado nas urnas.

Quando o candidato iniciar uma eleição pensando que os assuntos que contribuíam para a sua derrota já foram esquecidos, está superado, ou perdeu a importância, isso será prejudicial e poderá destrui-lo na campanha, ele não poderá jamais pensar que o problema foi sanado. É óbvio que esses assuntos serão insistentemente explorados por seus adversários no momento certo, durante a campanha eleitoral.

Se o candidato foi acusado de problemas desta natureza e acha que eles não foram resolvidos, que não foram explicados claramente ao eleitor, ele - o candidato - terá que solucioná-los o quanto antes, dar uma explicação convincente e definitiva sobre esses problemas, para que eles não venham mais a serem explorados por seus adversários.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos