Politicando
Três alagoanos estão com Lula em viagem oficial ao Japão
Presidente deu vagas a dois deputados federais e um ministro oriundos da política alagoana
Na comitiva do presidente Lula que chegou a Tóquio, capital do Japão, na manhã desta segunda-feira (24), há três brasileiros considerados hoje centrais na relação entre governo e congresso nacional.
Viajaram junto com o presidente - inclusive no mesmo avião - para a Ásia o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP); o ministro dos transportes, Renan Filho (MDB); e o líder do MDB na Câmara, deputado Isnaldo Bulhões (MDB).
Na cabeça de Lula, cada um tem uma importância diferente para a governabilidade. Renan Filho é hoje um dos ministros centrais da gestão petista, tem habilidade para o enfrentamento nas redes (ponto bem avaliado pelo secom de Lula, Sidônio Palmeira) e vai conversar sobre infraestrutura com os japoneses.
Lira, por outro lado, é um ativo que Lula ainda quer ver na esplanada dos ministérios. E as longas viagens de avião podem servir como o ambiente ideal para dirimir os pequenos detalhes. Além disso, o deputado continua como liderança do núcleo mais importante do centrão (PP, União Brasil e parte de outras siglas).
Já Isnaldo foi a grande surpresa de Lula na comitiva. Homem de confiança do atual presidente Hugo Motta, Bulhões acabou preterido na escolha para a articulação política do presidente, mas o convite para a viagem soa como uma demonstração de confiança de Lula.
A comitiva presidencial fica no Japão até a quinta-feira (27), embarcando logo depois para o Vietnã, onde fica até sábado (29). A expectativa é de que o presidente traga novidades com relação a reforma ministerial após este período.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
‘De hoje você não passa’: Homem aciona policia após ameaça de familiar em Arapiraca
PF cumpre mandados em AL contra tráfico interestadual que movimentou R$ 22 milhões
Jovem é morto a tiros na Pitanguinha; motivação pode ter sido abuso de sua galinha de estimação
Castro e Lewandowski falam em "mesmo objetivo" e anunciam cooperação no RJ
“Não tinha homem de bem ali”, diz Cabo Bebeto sobre mortos no Rio
