Politicando
Três alagoanos estão com Lula em viagem oficial ao Japão
Presidente deu vagas a dois deputados federais e um ministro oriundos da política alagoana
Na comitiva do presidente Lula que chegou a Tóquio, capital do Japão, na manhã desta segunda-feira (24), há três brasileiros considerados hoje centrais na relação entre governo e congresso nacional.
Viajaram junto com o presidente - inclusive no mesmo avião - para a Ásia o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP); o ministro dos transportes, Renan Filho (MDB); e o líder do MDB na Câmara, deputado Isnaldo Bulhões (MDB).
Na cabeça de Lula, cada um tem uma importância diferente para a governabilidade. Renan Filho é hoje um dos ministros centrais da gestão petista, tem habilidade para o enfrentamento nas redes (ponto bem avaliado pelo secom de Lula, Sidônio Palmeira) e vai conversar sobre infraestrutura com os japoneses.
Lira, por outro lado, é um ativo que Lula ainda quer ver na esplanada dos ministérios. E as longas viagens de avião podem servir como o ambiente ideal para dirimir os pequenos detalhes. Além disso, o deputado continua como liderança do núcleo mais importante do centrão (PP, União Brasil e parte de outras siglas).
Já Isnaldo foi a grande surpresa de Lula na comitiva. Homem de confiança do atual presidente Hugo Motta, Bulhões acabou preterido na escolha para a articulação política do presidente, mas o convite para a viagem soa como uma demonstração de confiança de Lula.
A comitiva presidencial fica no Japão até a quinta-feira (27), embarcando logo depois para o Vietnã, onde fica até sábado (29). A expectativa é de que o presidente traga novidades com relação a reforma ministerial após este período.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Alpargatas caem na bolsa em meio à polêmica política
Justiça mantém prisão de Kel Ferreti após audiência de custódia em Maceió
