Politicando
Justiça rejeita recurso e mantém cassação de prefeito que distribuiu ovo de páscoa em ano eleitoral
Rymes Lessa e seu vice, Carlos Ronalsa, devem recorrer ao TRE contra a decisão da justiça eleitoral
O juiz da 13ª Zona Eleitoral de Penedo, Dr Lucas Lopes Dória Ferreira, negou recurso impetrado pelo prefeito eleito de Piaçabuçu, Rymes Lessa (MDB) e seu vice, Carlos Ronalsa. Com a decisão, o gestor perde o mandato conquistado nas urnas.
A justiça eleitoral também reformou uma primeira decisão que determinava a posse do segundo colocado no pleito realizado em 2024, Kayro Castro (PP), e determinou a realização de novas eleições no município.
No entanto, conforme preconiza a lei eleitoral, um recurso impetrado pela defesa de Rymes Lessa ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mantém o prefeito condenado ainda no cargo, até análise pela corte eleitoral estadual.
Rymes e seu vice, Carlos Ronalsa, foram condenados por abuso do poder econômico no período pré-eleitoral, durante o ano de 2024. Segundo a denúncia, o então pré-candidato foi um dos responsáveis pela distribuição de cerca de 45 toneladas de peixe para a população durante a semana santa. Houve ainda a distribuição de cerca de sete mil ovos de páscoa.
Durante o processo, a justiça recebeu provas de que a ação social municipal ocorreu apenas no ano eleitoral, sendo considerada assim um ato produzido com intuito de angariar vantagem eleitoral, o que é expressamente vedado pela lei.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
