Politicando
Justiça rejeita recurso e mantém cassação de prefeito que distribuiu ovo de páscoa em ano eleitoral
Rymes Lessa e seu vice, Carlos Ronalsa, devem recorrer ao TRE contra a decisão da justiça eleitoral
O juiz da 13ª Zona Eleitoral de Penedo, Dr Lucas Lopes Dória Ferreira, negou recurso impetrado pelo prefeito eleito de Piaçabuçu, Rymes Lessa (MDB) e seu vice, Carlos Ronalsa. Com a decisão, o gestor perde o mandato conquistado nas urnas.
A justiça eleitoral também reformou uma primeira decisão que determinava a posse do segundo colocado no pleito realizado em 2024, Kayro Castro (PP), e determinou a realização de novas eleições no município.
No entanto, conforme preconiza a lei eleitoral, um recurso impetrado pela defesa de Rymes Lessa ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mantém o prefeito condenado ainda no cargo, até análise pela corte eleitoral estadual.
Rymes e seu vice, Carlos Ronalsa, foram condenados por abuso do poder econômico no período pré-eleitoral, durante o ano de 2024. Segundo a denúncia, o então pré-candidato foi um dos responsáveis pela distribuição de cerca de 45 toneladas de peixe para a população durante a semana santa. Houve ainda a distribuição de cerca de sete mil ovos de páscoa.
Durante o processo, a justiça recebeu provas de que a ação social municipal ocorreu apenas no ano eleitoral, sendo considerada assim um ato produzido com intuito de angariar vantagem eleitoral, o que é expressamente vedado pela lei.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Homem é preso após torturar e manter esposa em cárcere privado em Rio Largo
Adolescente é flagrado com maconha no bairro Primavera, em Arapiraca
Ministério Público oferece denúncia contra advogada por calúnia contra defensor público alagoano
Homem cai de moto ao tentar fugir da polícia e é detido com maconha em Arapiraca
Mulher é presa por agredir filho com cabo de vassoura em Delmiro Gouveia
