Politicando
Dois alagoanos assinam urgência do PL da anistia na Câmara; Hugo Motta trava o tema
Outros sete integrantes da bancada alagoana recusaram-se a apoiar a causa
O pedido de urgência ao Projeto de Lei que pretende anistiar os condenados pelos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023, que tramita na Câmara dos Deputados, ganhou a adesão de 264 parlamentares, número suficiente para ser pautado pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Rep-PB).
Dentre os deputados que aderiram à urgência, dois foram alagoanos: Alfredo Gaspar (União), que segundo ele mesmo foi o 61° deputado a assinar o pedido e o primeiro de Alagoas; além de Fábio Costa (PP).
Isnaldo Bulhões (MDB), Paulão (PT), Daniel Barbosa (PP) e Rafael Brito (MDB) já se posicionaram publicamente contra a proposta. Marx Beltrão (PP) já declarou ser a favor de uma revisão das penas, mas não assinou a urgência. Arthur Lira (PP), mesmo pressionado, não assinou o requerimento. E Luciano Amaral (PV) não se posicionou sobre a proposta.
Após ser pautado pelo presidente da Câmara, o PL pode pular as etapas das comissões temáticas e tramitar diretamente no plenário da Casa. Para ser aprovado, basta o voto favorável da maioria simples dos deputados, ou seja, 257 votos.
Como conseguiu 264 assinaturas pela urgência, a tendência é que caso seja pautado por Hugo Motta, o PL seja aprovado também no plenário, e siga então para apreciação no senado, onde passará pelo mesmo trâmite. Somente após aprovação pelas duas casas, o documento segue para sanção presidencial.
Contando com a desmobilização dos deputados por causa da semana santa, Motta conseguiu durante esta semana segurar a tramitação do projeto. Porém, a partir da próxima semana, deputados do PL pretendem voltar à carga e pressionar o deputado a pautar a proposta.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
