Politicando
Dois alagoanos assinam urgência do PL da anistia na Câmara; Hugo Motta trava o tema
Outros sete integrantes da bancada alagoana recusaram-se a apoiar a causa

O pedido de urgência ao Projeto de Lei que pretende anistiar os condenados pelos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023, que tramita na Câmara dos Deputados, ganhou a adesão de 264 parlamentares, número suficiente para ser pautado pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Rep-PB).
Dentre os deputados que aderiram à urgência, dois foram alagoanos: Alfredo Gaspar (União), que segundo ele mesmo foi o 61° deputado a assinar o pedido e o primeiro de Alagoas; além de Fábio Costa (PP).
Isnaldo Bulhões (MDB), Paulão (PT), Daniel Barbosa (PP) e Rafael Brito (MDB) já se posicionaram publicamente contra a proposta. Marx Beltrão (PP) já declarou ser a favor de uma revisão das penas, mas não assinou a urgência. Arthur Lira (PP), mesmo pressionado, não assinou o requerimento. E Luciano Amaral (PV) não se posicionou sobre a proposta.
Após ser pautado pelo presidente da Câmara, o PL pode pular as etapas das comissões temáticas e tramitar diretamente no plenário da Casa. Para ser aprovado, basta o voto favorável da maioria simples dos deputados, ou seja, 257 votos.
Como conseguiu 264 assinaturas pela urgência, a tendência é que caso seja pautado por Hugo Motta, o PL seja aprovado também no plenário, e siga então para apreciação no senado, onde passará pelo mesmo trâmite. Somente após aprovação pelas duas casas, o documento segue para sanção presidencial.
Contando com a desmobilização dos deputados por causa da semana santa, Motta conseguiu durante esta semana segurar a tramitação do projeto. Porém, a partir da próxima semana, deputados do PL pretendem voltar à carga e pressionar o deputado a pautar a proposta.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Polícia Militar ultrapassa 8 mil TCOs lavrados e celebra marco histórico de modernização e eficiência

Homem é detido acusado de ameaçar populares em Palmeira dos Índios

Operação resulta na prisão de acusados de matar a jovem Pérola e suspeitos de outros homicídios em Maceió
Jovem derruba moto e ameaça condutor com uma faca em Paulo Jacinto

STF restabelece aumento do IOF e anula suspensão do Congresso, mas barra imposto sobre 'risco sacado'
