Politicando

Politicando

Politicando

Fim da federação com PT deve trazer dificuldades para PV e PCdoB em Alagoas

Partidos não conseguiram atingir a cláusula de barreira, e podem perder filiados de mandato

17/04/2025 18h06
Fim da federação com PT deve trazer dificuldades para PV e PCdoB em Alagoas

Se depender do presidente interino do PT nacional, senador pernambucano Humberto Costa, a Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB e PV, deve acabar ainda antes das eleições de 2026.

A decisão final, que deve ser tomada no âmbito das eleições nacionais do PT previstas para julho, deve impactar diretamente o PCdoB e o PV, não só em nível nacional mas também em Alagoas.

Para lembrar: a lei eleitoral definiu as federações como uma saída alternativa aos partidos que não alcançassem os critérios mínimos de votação, a chamada cláusula de barreira. PCdoB e PV estavam entre as legendas que corriam risco de extinção, visto que ficariam sem tempo de TV e recursos do fundo eleitoral.

A federação com o PT fez com que essas siglas continuassem a participar das eleições, mas a avaliação interna do PT nacional é que elas atrapalharam o avanço dos petistas, especialmente nas eleições municipais, onde o PT foi mal.

Em Alagoas, a avaliação é parecida, já que o PV por exemplo, teve desempenho igual ao PT em 2022 e 2024: elegeu um estadual e um federal, mesmo número do PT em 2022; e um vereador em 2024, também mesmo número petista.

Sem o PT, o maior impactado seria o deputado estadual Silvio Camelo (PV), que poderia até mudar de legenda para garantir mais um mandato em 2026. Há três anos, Camelo foi o deputado eleito menos votado do estado, obtendo mandato graças à votação das outras legendas.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos