Politicando
Seis dos nove deputados alagoanos votam por trancar ação contra atos relacionados ao 8 de janeiro
Parecer pelo trancamento da ação contra Alexandre Ramagem, de autoria do deputado Alfredo Gaspar, foi aprovado na Câmara
O parecer do deputado alagoano Alfredo Gaspar (União), sobre o ato da Câmara que prevê o trancamento da ação penal contra o deputado carioca Alexandre Ramagem (PL), foi aprovado por ampla maioria no plenário da Casa, com apoio de seis dos nove parlamentares de Alagoas.
O ato, que prevê a paralisação da ação penal que julga Ramagem pela tentativa de golpe de Estado quando foi diretor da ABIN no governo de Jair Bolsonaro, entre 2019 e 2022, foi aprovada com placar de 315 votos contra 145.
Além de Gaspar, Arthur Lira (PP), Fábio Costa (PP), Marx Beltrão (PP), Isnaldo Bulhões (MDB) e Luciano Amaral (PSD) autorizaram o ato. Paulão (PT), Rafael Brito (MDB) e Daniel Barbosa (PP) foram contrários ao trancamento da ação.
Aprovada na Câmara, a moção é automaticamente promulgada pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Rep) e já está valendo. O ato do parlamento vai de contra a uma orientação dada pelo próprio STF no mês de fevereiro, ao trancar uma ação contra um deputado mesmo antes dele assumir o mandato.
Segundo o STF, a Constituição protege os parlamentares com imunidade, mas somente nos casos em que os supostos crimes tenham ligação com o mandato, e apenas após a sua diplomação. Ramagem foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro e foi diplomado em dezembro de 2022.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Governo de Alagoas estabelece calendário de pagamento de servidores públicos em 2026
PM descobre drogas enterradas no Sertão e apreende arma de fogo em Porto Real do Colégio
Prefeitura de Porto Calvo promove Jornada Pedagógica 2026
IML aponta afogamento como causa da morte de jovem em barragem em Campo Alegre
Advogada afirma ter recebido informação sobre possível esconderijo de Vitinho e promete acionar a Polícia Federal
