Politicando
Possível ‘super federação’ de partidos pode começar com tamanho modesto em AL
União de legendas não teria nenhum deputado federal e apenas um estadual

Uma possível ‘super federação’, formada por cinco partidos de centro-esquerda, pode sair do papel para as eleições de 2026. No entanto, a união dessas legendas não muda muito o cenário eleitoral de Alagoas.
PSB, PDT, PV, Cidadania e Rede Sustentabilidade conversam entre si e podem estar num único grupo, no intuito de sobreviver à cláusula de barreira, mecanismo da lei eleitoral que inviabiliza o funcionamento de partidos com pouca representação em Brasília.
Se a federação sair, terá uma bancada de 41 deputados e 7 senadores, número que permite brigar por posições intermediárias nas comissões temáticas das duas casas. Entretanto, em Alagoas, a representação será quase nula.
No estado, essas legendas juntas contam com o vice-governador do estado (Ronaldo Lessa), um prefeito no interior (Bruno Teixeira, do PSB), um deputado estadual (Sílvio Camelo/PV) e quatro vereadores na capital: Aldo Loureiro (PDT), Sílvio Filho (PV), Milton Ronalsa (PSB) e Thales Diniz (PSB).
O único deputado federal destes partidos, Luciano Amaral, deixou recentemente o PV e agora está filiado ao PSD.
Lembrando: esta federação é uma possibilidade em andamento, e o desejo de alguns dirigentes partidários, mas a negociação está em diferentes estágios entre as siglas. PV e Rede, por exemplo, tem compromissos com suas federações atuais, e precisam resolver esta situação antes de ingressar em um novo grupo.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Mulher é encontrada morta dentro de carro em Igaci; homem que estava com ela está internado

Lula diz ao New York Times que soberania e democracia são inegociáveis

Identificado piloto australiano que morreu em queda de avião com cocaína em Coruripe

Polícia Militar apreende arma de fogo e mais de 6Kg de drogas em ocorrências na capital e interior

Chuva de granizo interrompe show em BH e causa prejuízo de mais de R$ 20 mil
