Politicando
Maioria da bancada alagoana derruba veto de Lula, que aumenta conta de luz; veja quem
Cinco dos nove parlamentares de AL votaram pela derrubada do veto

Reunidos na noite desta terça-feira (17), deputados e senadores analisaram e derrubaram vários vetos do presidente Lula (PT) sobre projetos que trancavam a pauta do congresso. Um deles, entretanto, vai onerar o bolso do consumidor, que deve pagar a mais pela conta de luz nos próximos meses.
Da bancada de nove deputados federais alagoanos, oito estavam presentes em plenário - o deputado Arthur Lira (PP) não votou. Destes, apenas Alfredo Gaspar (União) e Marx Beltrão (PP) votaram pela manutenção do veto de Lula, o que mantém a energia mais barata.
Daniel Barbosa (PP), Isnaldo Bulhões (MDB), Luciano Amaral (PSD), Rafael Brito (MDB) e até mesmo Paulão (PT) votaram pela derrubada do veto, contratando obrigatoriamente energia junto a concessionárias e gerando um custo adicional ao erário. Fábio Costa (PP) votou em branco.
Ao final, com o apoio de cinco dos nove deputados alagoanos, o veto do presidente foi derrubado por 468 votos a favor e 68 contrários. Por ser uma sessão conjunta, deputados e senadores votaram.
O veto número 03/2025 refere-se à negativa de Lula em itens de um projeto de lei que obrigava o governo a comprar energia elétrica de concessionárias, mesmo que não houvesse necessidade. Um estudo técnico, encaminhado por associações da área energética, orientou Lula a vetar trechos da lei sobre compra de energia extra, exceto se em caso de necessidade.
No entanto, a maioria do congresso derrubou a medida, o que resultará, segundo as associações, num custo extra de cerca de R$ 200 bilhões até 2050 - ou 7,8 bilhões por ano. O custo será repassado ao consumidor, o que resulta num acréscimo de cerca de 3,5% na conta de luz.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Dois homens são presos por porte ilegal de arma de fogo durante abordagem da PRF em Rio Largo

Homem é condenado a 17 anos por feminicídio de mulher em situação de rua em Maceió

Figurinos de Marina Candia no Vestir Massayó viram documentário exibido a alunos da rede municipal

Cibele Moura defende uso de inteligência artificial para modernizar serviços públicos em AL

Secretaria de Educação se pronuncia sobre agressão de aluno contra professora em Pão de Açúcar
