Politicando
Maioria da bancada alagoana derruba veto de Lula, que aumenta conta de luz; veja quem
Cinco dos nove parlamentares de AL votaram pela derrubada do veto
Reunidos na noite desta terça-feira (17), deputados e senadores analisaram e derrubaram vários vetos do presidente Lula (PT) sobre projetos que trancavam a pauta do congresso. Um deles, entretanto, vai onerar o bolso do consumidor, que deve pagar a mais pela conta de luz nos próximos meses.
Da bancada de nove deputados federais alagoanos, oito estavam presentes em plenário - o deputado Arthur Lira (PP) não votou. Destes, apenas Alfredo Gaspar (União) e Marx Beltrão (PP) votaram pela manutenção do veto de Lula, o que mantém a energia mais barata.
Daniel Barbosa (PP), Isnaldo Bulhões (MDB), Luciano Amaral (PSD), Rafael Brito (MDB) e até mesmo Paulão (PT) votaram pela derrubada do veto, contratando obrigatoriamente energia junto a concessionárias e gerando um custo adicional ao erário. Fábio Costa (PP) votou em branco.
Ao final, com o apoio de cinco dos nove deputados alagoanos, o veto do presidente foi derrubado por 468 votos a favor e 68 contrários. Por ser uma sessão conjunta, deputados e senadores votaram.
O veto número 03/2025 refere-se à negativa de Lula em itens de um projeto de lei que obrigava o governo a comprar energia elétrica de concessionárias, mesmo que não houvesse necessidade. Um estudo técnico, encaminhado por associações da área energética, orientou Lula a vetar trechos da lei sobre compra de energia extra, exceto se em caso de necessidade.
No entanto, a maioria do congresso derrubou a medida, o que resultará, segundo as associações, num custo extra de cerca de R$ 200 bilhões até 2050 - ou 7,8 bilhões por ano. O custo será repassado ao consumidor, o que resulta num acréscimo de cerca de 3,5% na conta de luz.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Mães de mortos questionam operação no Rio: “Arrancaram o braço dele"
Lula ficou "estarrecido" com número de mortos no Rio, diz Lewandowski
HGE registra 88 atendimentos no feriado do Dia do Servidor Público
Fapeal e Edufal lançam 24 títulos acadêmicos na Bienal de Alagoas
Lei Seca recupera ciclomotor com queixa de roubo/furto em Arapiraca
