Politicando
Indicação de Marluce Caldas é a maior vitória pessoal de JHC
Prefeito de Maceió moveu montanhas e amarrou diversos acordos políticos para chegar a seu objetivo
Por óbvio que é a doutora Marluce Caldas a maior vencedora ao final deste longo processo que culminou em sua nomeação. Chegar a uma posição de ministra da segunda maior corte do país é um privilégio pessoal e profissional ambicionado por muitos, e conquistado por poucos.
Entretanto, politicamente, o maior vencedor deste episódio é João Henrique de Holanda Caldas, o JHC. Ministros do STF, colegas do STJ, senadores, governadores, ministros de Lula… todos faziam lobby por nomes diversos, mas foi o prefeito de Maceió, um dirigente do PL, que conseguiu a proeza.
O êxito na tarefa teve um custo, político e pessoal. Foi necessário se afastar temporariamente das miudezas da administração municipal, reorganizar a desarrumação de sua base na câmara, além de suportar quieto as informações trocadas e intrigas.
Ao fim de tudo, JHC mostrou que, embora não utilize os mesmos métodos dos caciques alagoanos, foi eficaz na conquista do seu objetivo. Ressalte-se: ter um ministro numa das principais cortes do país não é apenas uma vitória familiar, mas um peso político importante numa trajetória de vida.
Uma vitória com esse tamanho exige um preço alto, e esta é agora a maior pergunta que a cena política alagoana se faz: JHC ficará de fora de 2026? vai virar a chave política e pedir votos para Lula, após ser o presidente do partido de Bolsonaro?
Cada coisa no seu tempo.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
