Politicando
Indicação de Marluce Caldas é a maior vitória pessoal de JHC
Prefeito de Maceió moveu montanhas e amarrou diversos acordos políticos para chegar a seu objetivo

Por óbvio que é a doutora Marluce Caldas a maior vencedora ao final deste longo processo que culminou em sua nomeação. Chegar a uma posição de ministra da segunda maior corte do país é um privilégio pessoal e profissional ambicionado por muitos, e conquistado por poucos.
Entretanto, politicamente, o maior vencedor deste episódio é João Henrique de Holanda Caldas, o JHC. Ministros do STF, colegas do STJ, senadores, governadores, ministros de Lula… todos faziam lobby por nomes diversos, mas foi o prefeito de Maceió, um dirigente do PL, que conseguiu a proeza.
O êxito na tarefa teve um custo, político e pessoal. Foi necessário se afastar temporariamente das miudezas da administração municipal, reorganizar a desarrumação de sua base na câmara, além de suportar quieto as informações trocadas e intrigas.
Ao fim de tudo, JHC mostrou que, embora não utilize os mesmos métodos dos caciques alagoanos, foi eficaz na conquista do seu objetivo. Ressalte-se: ter um ministro numa das principais cortes do país não é apenas uma vitória familiar, mas um peso político importante numa trajetória de vida.
Uma vitória com esse tamanho exige um preço alto, e esta é agora a maior pergunta que a cena política alagoana se faz: JHC ficará de fora de 2026? vai virar a chave política e pedir votos para Lula, após ser o presidente do partido de Bolsonaro?
Cada coisa no seu tempo.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

General classifica sanção dos EUA a Moraes como “vergonha global”

Justiça determina suspensão de investigações sobre Samir Xaud, presidente da CBF

Após sanção dos EUA, Lula e Janja recebem ministros do STF no Alvorada

Governo Trump justifica sanções citando censura de Moraes a cidadãos e empresas dos EUA

Homem que deu 60 socos na namorada pede cela isolada: “Preservar vida”
