Politicando

Politicando

Politicando

Lula conversa com caciques do MDB e aumenta chances de ter vice da sigla em 2026

Reunião serviu para medir temperatura política da relação da sigla com o governo

30/07/2025 17h05 - Atualizado em 30/07/2025 18h06
Lula conversa com caciques do MDB e aumenta chances de ter vice da sigla em 2026

Em encontro político que ocorreu fora da agenda oficial, o presidente Lula (PT) reuniu-se na noite desta terça (29) com lideranças nacionais do MDB, um dos partidos de sua base de sustentação. O ministro Renan Filho foi um dos presentes ao local.

Na agenda, o principal ponto foram as movimentações do presidente em direção à reeleição em 2026, dada cada vez mais como alternativa mais provável. Além do alagoano, outros ministros emedebistas também estiveram presentes, assim como deputados e senadores influentes na legenda.

O encontro aumenta a expectativa de que sairá do MDB um provável vice de Lula, caso ele concorra à reeleição. A participação do atual vice, Geraldo Alckmin (PSB) na chapa é incerta, considerando que ele também sofre pressão para se candidatar ao governo ou ao senado por São Paulo.

A escolha de um vice do MDB agita os bastidores do partido, que tem vários nomes interessados na função: além de Renan Filho, que afirmou que se afastará do ministério para disputar as eleições, Helder Barbalho, governador do Pará e até mesmo a ministra Simone Tebet se apresentam como possibilidades.

A reunião serviu também para medir a temperatura interna no MDB, que assim como as demais legendas do centrão são cobiçadas por outras candidaturas presidenciais. O PSD, por exemplo, apesar de estar na base de Lula, já disse que em 2026 vai apoiar outro nome.

Lula quer evitar que o MDB tome o mesmo rumo - embora setores importantes do partido, como a maioria do diretório paulista da sigla, queira desembarcar do governo e seguir com outro nome nas próximas eleições.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos