Politicando
Ausência de deputado alagoano da base fez governo perder presidência da CPMI do INSS
Randolfe Rodrigues não sabia que três deputados, dentre eles Rafael Brito (MDB-AL) estavam viajando e não participariam da sessão

Um erro na contagem dos deputados federais da base governista, que estariam em Brasília para compor a primeira sessão da CPMI do INSS, acabou fazendo o governo perder na votação para o nome da oposição, senador Carlos Viana (Podemos-MG).
O líder do governo no congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirmou que não tinha conhecimento que três deputados titulares da comissão - dentre eles o alagoano Rafael Brito (MDB) - estariam viajando, e não poderiam estar presentes na sessão inicial marcada para a manhã desta quarta (20).
Sem os três titulares, os suplentes assumiram a titularidade - todos eles do PL. E foram justamente esses três votos que deram a maioria da comissão à oposição, que venceu a votação para a presidência da CPMI derrotando o nome indicado pelo governo, Omar Aziz (PSD-AM).
“Até ainda ontem eu conversei com os líderes da Câmara dos Deputados. No diálogo que nós tínhamos tido nós tivemos as indicações, nós não tínhamos como contar que, um dos indicados, o deputado Rafael do MDB, ele estava fora do Brasil. E o primeiro suplente que ascendeu foi o suplente da Câmara”, disse Randolfe à Agência Senado.
Rafael Brito está em missão oficial em Singapura, onde realiza encontros com dirigentes na área de educação do país asiático.
O erro de comunicação acabou custando ao governo o direcionamento dos trabalhos da CPMI, que agora estarão a cargo de dois oposicionistas. O indicado pelo presidente da comissão para a relatoria foi o alagoano Alfredo Gaspar (União).
Apesar do erro envolvendo o seu nome, Rafael Brito irá compor a CPMI como membro suplente. A função dá direito a fala e a perguntas durante as oitivas, menos ao voto em questões onde forem abertas votações - salvo em casos onde o suplente estiver substituindo o titular.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Aulão interativo da Semed prepara estudantes para o Saeb em escolas municipais

STF cancela passaporte de Silas Malafaia e proíbe contato com Bolsonaro

Parceria entre Sebrae e prefeitura de Penedo impulsiona desenvolvimento de pequenos negócios com a Casa do Empreendedor

Junqueiro celebra legado de Tarcísio de Jesus com estátua e evento cultural

Lei garante que Maceió participe da mobilização nacional do Agosto Dourado em defesa da amamentação
