Politicando
Sem clima para pautar vetos no congresso, AL deve perder um federal e três estaduais em 2026
Sem previsão de votação, TSE deve decidir sobre o tema conforme determinação do STF

Vivendo um clima incendiário nas últimas semanas, por conta de temas que não encontram apoio dos partidos ou da sociedade, são poucas as chances do presidente do congresso, Davi Alcolumbre (União) pautar o veto de Lula à lei que aumentou o número de deputados na Câmara.
Com isso, está aberta a possibilidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicar via resolução a quantidade de deputados federais a que terão direito cada estado, conforme a atualização do censo realizado em 2021 - é o que diz decisão do STF.
Dessa forma, vai ficando cada vez mais decidido que Alagoas deve mesmo perder um deputado federal e três deputados estaduais, caindo para oito representantes na Câmara e 24 na Assembleia Legislativa.
Nos bastidores, partidos políticos que estão montando chapas para as eleições do ano que vem já estão fazendo os cálculos utilizando estes números - o que indica que será ainda mais renhida a disputa por uma vaga de estadual ou federal em 2026.
Especificamente na ALE, que perderia três cadeiras, há uma ideia geral de que candidatos viáveis precisarão de pelo menos 30 mil votos para pleitear uma vaga - esse número pode ser ainda maior se houverem os ‘chapões’, como o do MDB em 2022.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Prefeito Luciano entrega UBS no bairro Planalto e anuncia novas obras na região

Ilha do Ferro sofre com despejo de esgoto sem tratamento no Rio São Francisco

Polícia Civil prende suspeito de estuprar criança de quatro anos em Maceió

Manutenção interrompe parcialmente abastecimento de água em 11 bairros de Maceió

Mais de seis mil estudantes participam da Olimpíada Alagoana de Química
