Politicando
Senado autoriza empréstimo de R$ 1,5 bilhão para AL
Recursos deverão ser empregados na reestruturação da dívida do estado
O governo do estado de Alagoas será beneficiado com um empréstimo de 41,6 bilhões de Ienes, moeda japonesa, o que corresponde a cerca de 1,53 bilhão de reais. A operação foi autorizada pelo Senado Federal nesta quarta-feira (10).
Antes de passar pelo plenário, onde foi aprovado por votação simbólica, a proposta já havia passado pela Comissão de Assuntos Econômicos da Casa, onde também foi aprovado. O presidente da CAE é o senador alagoano Renan Calheiros (MDB).
Os recursos que serão destinados ao estado são provenientes do Bird - Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, e serão utilizados no Programa de Sustentabilidade Econômica, Fiscal e Ambiental do estado. O prazo de pagamento é de 30 anos.
Além do pagamento da dívida, o estado terá que arcar com outras contrapartidas, como a construção de um marco regulatório fiscal e uma base de informações sobre ativos naturais no estado.
Principal articulador da aprovação da operação financeira no Senado, Renan Calheiros comemorou o ato. “Alagoas fez o dever de casa do ponto de vista fiscal. Passou a ser o estado que mais investe recursos próprios no Brasil. Essa restruturação da dívida com o Bird é fundamental para dar mais espaço para investimentos em Alagoas”, disse.
Sobre o blog
O Politicando, do Portal 7Segundos, é um blog voltado aos bastidores da política alagoana, trazendo informações, análises e os principais movimentos do cenário político estadual e nacional. Com linguagem dinâmica e apuração rápida, o espaço acompanha eleições, articulações, gestão pública e os fatos que movimentam os corredores do poder em Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Motorista é espancado até a morte após carro atropelar criança de 5 anos
Concurso dos Bombeiros reabre inscrições e amplia opção de concorrência
Concurso da PM reabre inscrições e permite opção por vagas para pessoas com deficiência
Zanin manda PF entregar dados de celular de Vorcaro em seu gabinete
PGE recomenda que governador vá ao STF contra duas leis aprovadas em Alagoas
