Politicando
Senado autoriza empréstimo de R$ 1,5 bilhão para AL
Recursos deverão ser empregados na reestruturação da dívida do estado
O governo do estado de Alagoas será beneficiado com um empréstimo de 41,6 bilhões de Ienes, moeda japonesa, o que corresponde a cerca de 1,53 bilhão de reais. A operação foi autorizada pelo Senado Federal nesta quarta-feira (10).
Antes de passar pelo plenário, onde foi aprovado por votação simbólica, a proposta já havia passado pela Comissão de Assuntos Econômicos da Casa, onde também foi aprovado. O presidente da CAE é o senador alagoano Renan Calheiros (MDB).
Os recursos que serão destinados ao estado são provenientes do Bird - Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, e serão utilizados no Programa de Sustentabilidade Econômica, Fiscal e Ambiental do estado. O prazo de pagamento é de 30 anos.
Além do pagamento da dívida, o estado terá que arcar com outras contrapartidas, como a construção de um marco regulatório fiscal e uma base de informações sobre ativos naturais no estado.
Principal articulador da aprovação da operação financeira no Senado, Renan Calheiros comemorou o ato. “Alagoas fez o dever de casa do ponto de vista fiscal. Passou a ser o estado que mais investe recursos próprios no Brasil. Essa restruturação da dívida com o Bird é fundamental para dar mais espaço para investimentos em Alagoas”, disse.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
MEC avalia realizar prova do Enem em outros países do Mercosul
Defesa de Bolsonaro vai entrar com novos recursos, mas já prepara laudos médicos para prisão domiciliar
Homem é preso pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e violência doméstica em Arapiraca
Há mais de um ano, médica que matou ex-marido denunciava abusos contra a filha em Arapiraca
Jovem casal é preso acusado de tráfico de drogas no município de Jundiá
