Politicando
Antipetistas são maioria entre os pré-candidatos ao Senado por Alagoas
Nomes vinculados à direita conservadora podem eleger até mesmo os dois senadores em 2026
No cenário atual de pré-candidaturas ao Senado por Alagoas, os nomes tidos como bolsonaristas ou ao menos antipetistas são a maioria - embora dois favoritos à vitória tenham ou possam ter algum vínculo com um futuro governo Lula 4, a partir de 2027.
A principal estratégia definida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), antes de ser recolhido à prisão domiciliar, era justamente construir candidaturas fortes ao Senado nos estados, que juntamente com senadores bolsonaristas de mandato formariam um bloco com forte atuação na Casa em temas conservadores.
Em Alagoas, os nomes mais fortes dentro desse grupo são o do deputado Alfredo Gaspar (União), do ex-deputado estadual Davi Davino (Republicanos) e do azarão Ítalo Bonja (PRTB).
JHC (PL) e o deputado Arthur Lira (PP) são considerados nomes de ‘centro’ - o que pode indicar que seja qual for o presidente, haverá diálogo e uma certa resistência a temas radicais, como o impeachment de ministros do STF - uma das principais pautas bolsonaristas.
Já dentro do grupo considerado Lulista, figuram o atual senador Renan Calheiros (MDB), um dos favoritos à vitória, como também o deputado federal Paulão (PT) - além de pequenas chances de concorrência de Ronaldo Lessa (PDT) e do governador Paulo Dantas (MDB).
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Cláudio Castro visita policiais feridos durante megaoperação no Rio
Mansão inusitada em torre com relógio em Nova York é finalmente vendida; valor é mantido em segredo
Incêndio na noite do Halloween mata família de cinco pessoas nos EUA
Fórum on-line reúne 110 mil amantes de bonecas hiper-realistas: 20% são casados
Mulher abraça seu bebê prematuro em 'despedida', mas acaba surpreendida pelo desfecho
