Politicando
Antipetistas são maioria entre os pré-candidatos ao Senado por Alagoas
Nomes vinculados à direita conservadora podem eleger até mesmo os dois senadores em 2026
No cenário atual de pré-candidaturas ao Senado por Alagoas, os nomes tidos como bolsonaristas ou ao menos antipetistas são a maioria - embora dois favoritos à vitória tenham ou possam ter algum vínculo com um futuro governo Lula 4, a partir de 2027.
A principal estratégia definida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), antes de ser recolhido à prisão domiciliar, era justamente construir candidaturas fortes ao Senado nos estados, que juntamente com senadores bolsonaristas de mandato formariam um bloco com forte atuação na Casa em temas conservadores.
Em Alagoas, os nomes mais fortes dentro desse grupo são o do deputado Alfredo Gaspar (União), do ex-deputado estadual Davi Davino (Republicanos) e do azarão Ítalo Bonja (PRTB).
JHC (PL) e o deputado Arthur Lira (PP) são considerados nomes de ‘centro’ - o que pode indicar que seja qual for o presidente, haverá diálogo e uma certa resistência a temas radicais, como o impeachment de ministros do STF - uma das principais pautas bolsonaristas.
Já dentro do grupo considerado Lulista, figuram o atual senador Renan Calheiros (MDB), um dos favoritos à vitória, como também o deputado federal Paulão (PT) - além de pequenas chances de concorrência de Ronaldo Lessa (PDT) e do governador Paulo Dantas (MDB).
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Futuro das contas de Rui Palmeira será definido nesta quinta-feira
Polícia prende suspeito de tentativa de homicídio ligada ao tráfico de drogas em Santana do Ipanema
Major Izidoro realiza romaria de fé rumo a Juazeiro do Norte
Ronaldo Lessa aguarda decisão de Dantas para entrar na briga pelo Senado
Após surto de Miningite, Saúde realiza vacinação de bloqueio em diversos pontos de Maceió
