Politicando

Politicando

Politicando

O plano B de Paulo Dantas: a Câmara Federal em 2026

Declaração de Ronaldo Lessa em Arapiraca reacendeu ideia de que governador pode disputar as eleições

15/10/2025 17h05 - Atualizado em 15/10/2025 17h05
O plano B de Paulo Dantas: a Câmara Federal em 2026

Embora tenha repetido seguidas vezes, em todos os eventos públicos, que deve seguir no governo do estado até janeiro de 2027, o destino político de Paulo Dantas ainda pode ser a disputa eleitoral de 2026 - ao menos essa é a projeção de parte de interlocutores próximos do governador.

A declaração de Ronaldo Lessa, dada em Arapiraca na última semana, reacendeu ainda mais a questão. O vice-governador afirmou que o seu destino político está nas mãos “de Deus e do Paulo Dantas”, dando a entender que o gestor pode sim disputar as urnas.

Mas o que se diz nos bastidores? que Lessa e Paulo estão ‘se mirando’. Ambos gostariam de disputar as eleições e manterem-se em cargos públicos, mas Dantas tem um acordo de sucessão no cargo com os Calheiros - que não contempla Lessa como governador.

O fato é: se conseguir convencer Ronaldo a renunciar, há chance de Paulo disputar a Câmara dos Deputados, seja pelo MDB ou pelo PSD. Mas aí, o exercício político será outro.

Caso fosse candidato, o desafio passaria a ser o de equilibrar a força dos nomes do mesmo grupo, disputando o mesmo cargo. Se Dantas for candidato à federal, teria que disputar voto com Rafael Brito e Luciano Amaral, que já estão na Câmara e vão para a reeleição.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos