Politicando

Politicando

Politicando

Projeto de Renan Filho pode tornar aulas de autoescola opcionais e causa protesto gigante em SP

Mobilização foi liderada pela Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Feneauto)

23/10/2025 16h04
Projeto de Renan Filho pode tornar aulas de autoescola opcionais e causa protesto gigante em SP

Empresas de autoescola de São Paulo promoveram um grande protesto na manhã desta quinta-feira (23), contra as mudanças no processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) propostas pelo Ministério dos Transportes, comandado pelo alagoano Renan Filho.

As alterações — que estão em consulta pública — preveem que as aulas teóricas e práticas em autoescolas possam deixar de ser obrigatórias, tornando-se opcionais aos candidatos à primeira habilitação.

A mobilização foi liderada pela Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Feneauto) e começou ainda na noite desta quarta-feira (22). Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), cerca de 200 veículos ficaram estacionados na Ponte Estaiada, na Zona Sul da capital paulista, e seguiram em carreata até a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

A Feneauto afirma que as mudanças podem provocar um “apagão” no setor, com demissões em massa e fechamento de autoescolas em todo o país. A entidade diz ainda que, desde o anúncio da proposta, houve congelamento de matrículas em diversos estados.

“O governo quer acabar com a obrigatoriedade das autoescolas, o que coloca em risco a segurança no trânsito e milhares de empregos”, destaca a federação.

A proposta de Renan Filho segue em fase de consulta pública até 2 de novembro. Após o período, o Ministério dos Transportes deverá definir se vai implementar a mudança e como ficará o processo para obtenção da CNH sem a participação obrigatória das autoescolas.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos