Politicando
Divergência em destino de emendas da bancada pode deixar AL sem esses recursos em 2026
Valor total destinado é de R$ 300 milhões; bancada do MDB não assinou documento
O racha entre os dois maiores grupos políticos de Alagoas, capitaneados por Renan Calheiros e Arthur Lira, pode fazer o estado ficar sem as chamadas emendas de bancada no orçamento de 2026 - se não houver acordo até o fechamento da lei orçamentária, que já está na fase final.
Renan e a bancada do MDB na Câmara e Senado não concordaram com a destinação das emendas de bancada, aquelas em que todo o grupo de deputados e senadores decide em conjunto o que vai ser feito com o recurso. O valor total dessas emendas é de 300 milhões de reais.
Em declaração à imprensa nacional, Calheiros afirmou que os recursos devem ser utilizados em ‘obras estruturantes’ para o estado, sem mencionar que obras seriam essas. Sua posição foi seguida pelo também senador Fernando Farias, e pelos deputados Isnaldo Bulhões e Rafael Brito.
De acordo com a lei orçamentária, as emendas de bancada devem ser subscritas por 2/3 da bancada de senadores, e 4/5 da bancada de deputados. Sem a assinatura de Farias e Renan, o acordo não foi protocolado na Comissão de Orçamento e deixou Alagoas sem esse recurso.
Mesmo que superficialmente, Arthur Lira declarou que articulou para que as emendas de bancada sejam distribuídas na área de saúde e nos ‘hospitais estaduais. Já Isnaldo Bulhões, um dos discordantes, disse que o MDB prefere que elas sejam gastas nas Cisps, na Ponte Penedo - Neópolis e em investimentos na PM estadual.
O impasse deixou esses recursos parados, até que haja um consenso sobre a sua aplicação. O caso já chegou ao conhecimento do presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), senador Efraim Filho, que afirmou estar procurando um caminho para a resolução do problema.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
