Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

É um erro dizer que sobrevive, que não precisa e que não se incomoda com política

25/11/2025 17h05 - Atualizado em 25/11/2025 17h05
É um erro dizer que sobrevive, que não precisa e que não se incomoda com política

A política não está restrita ao que ocorre nos palácios dos governos ou nas campanhas eleitorais, nas assembleias legislativas, ela está em cada ação cotidiana, está em tudo o que praticamos no dia a dia. De uma forma ou de outra estamos todos nós envolvidos com a política.

Sempre ouvimos as pessoas dizer que não gosta de política, que não quer nem saber de política, que odeia política, esquece-se esses que estamos envolvidos, quer queira ou não, com a política.

Por exemplo, ao comprar um carro, estamos envolvidos em decisões políticas que definem o preço, a taxa de impostos, a as normas de segurança e até a infraestrutura das estradas por onde vamos transitar. O preço do combustível que nós colocamos no tanque está atrelado a decisões políticas, que envolve comércio internacional, impostos, acordos bilaterais, e até mesmo politicas ambientais.

A mesma lógica se aplica ao mercado imobiliário: o valor de um imóvel e a acessibilidade a moradia dependem de políticas públicas de habitação, legislação tributária e estratégias urbanas.

Quando compramos alimentos o que parece ser uma simples transação no supermercado está repleto de decisões políticas: desde as políticas agrícolas que afetam a produção e os preços, até as tarifas e importação que impactará o custo de alimentos de outros países.

O transporte que utilizamos seja público ou privado, também é regulado pela política, que define as tarifas, a qualidade dos serviços, a infraestrutura viária e até a preservação ambiental.

Cada item que consumimos, serviços que utilizamos, está de alguma forma vinculado ao processo político, pois as escolhas que fazemos em nosso dia a dia são influenciadas pela atuação do governo, que decide sobre regulamentações, tributação e investimentos públicos.

Portanto, estamos de uma forma ou de outra, de um jeito ou de outro, quer queiramos ou não, envolvidos com a política. Tudo em nós é política, gira em torno da politica.

“Você tem todo o direito de não gostar de política, mas sua vida terá influência e será governada por aqueles que gostam. Portanto, o castigo dos bons que não fazem política é ser governados pelos maus que a fazem”, Platão.

Platão também afirmou que “o preço a pagar pela tua não participação na política é seres governado por quem é inferior.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos